00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A alien(ação), o contraste com a cri(ação) autoral e os modos de produção: uma análise de núcleos de significação imagéticos, no filme Tempos modernos
Título(s) alternativo(s): Alienation, the contrast with author creation and production modes: an analysis of imagetic nucleus of meaning in the film Modern times
Autor(es): Bueno, Luciano Domingues
Primeiro Orientador: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Vasconcelos, Angelina Nunes de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Lívia Gomes dos
metadata.dc.contributor.referee3: Miura, Paula Orchiucci
Resumo: Relações entre ação, criação e alienação, na interface com modos de produção, são aqui investigadas em sua processualidade, a partir do campo artístico. Para tanto, elegemos o filme Tempos Modernos, de Chaplin, mediados pelos pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, bem como pela metodologia de Análise de Núcleos de Significação. Busca-se, assim, a construção de uma metodologia de análise de núcleos imagéticos de significação, que ofertem coordenadas metodológicas para estudos com imagens, em consonância com o referencial da Psicologia Sócio-histórica. Percurso que subsidiou a construção de 4 núcleos de significação, de origem imagéticas, que abordam: o par dialético estabelecido entre características criativas e alienadas/estranhadas expressas no filme, bem como suas contradições e interdependências; o sofrimento humano em diálogo com os processos de alienamento presentes no trabalho; os arranjos tecnológicos em diálogo com o processo de alienamento/estranhamento; e, por fim, a categoria tempo como orientadora para refletirmos sobre a gestão do processo de alienação/estranhamento expressos no filme em diálogo com as dinâmicas temporais. Núcleos imagéticos que foram construídos com base em 9 indicadores: coordenadas sobre o tempo; a modemidade do tempo e a relação com os avanços tecnológicos; o imprevisto como algo indesejado; impactos dos modos de produção alienados/alienantes: a (des)humanização do trabalho; institucionalização da inadequação; desemprego, organização coletiva e o enfrentamento das condições de sofrimento; a felicidade e suas determinantes; a produção do alienamento na relação com modos de produção alienados e alienantes. Os indicadores foram desenvolvidos a partir de 38 cenas emblemáticas (pré-indicadores) de características que remetem a processos de alienação/estranhamento presentes na obra. Foram desenvolvidas as categorias Contraste, Vinculação Autoral e Direção como recursos de investigação de contradições presentes na análise comparativa entre processos de alienamento/estranhamento e uma relação autoral com os modos de produção. Com isso, viabilizou a investigação de uma dinâmica qualitativa das características que compõem o processo de alienação/estranhamento no filme analisado. O sofrimento humano, na obra, aparece como um recurso de comicidade, construído a partir das bases da própria comédia; o sofrimento como instrumento de crítica social e capaz de mobilização de efeito catártico, ocorrido no jogo, contraditório e paradoxal, entre formas e conteúdos da produção fílmica. Os arranjos tecnológicos e futurísticos retratados ampliam a perspectiva de atemporalidade do filme, amparando reflexões acerca do surgimento, permanência e modificações de aparatos técnicos, até os contemporâneos arranjos tecnológicos que organizam campos de trabalho, como os vinculados com plataformas digitais de prestação de serviços. Por fim, a temporalidade desenvolvida em Tempos Modernos, contribui para uma análise acerca do ritmo, direção e velocidade que sustentam a dinâmica da alienação/estranhamento, em um tempo proposto como moderno. Tanto o filme escolhido quanto os trajetos metodológicos propostos demonstram a potencialidade de uma análise de aspectos psicossociais presentes em manifestações artísticas, em especial os recursos imagéticos. Por fim, as significações em torno dos modos como o trabalho está organizado na obra estudada, bem como suas implicações para processos de desumanização e exploração humana, ofertam uma perspectiva crítica sobre o presente, o passado e o futuro de uma ilusão de modernidade.
Abstract: The link between action, creation and alienation, in the interface with the modes of production, is investigated here in its processuality, through the artistic field. For that, we chose Chaplin's film Modern Times as a field of investigation, mediated by the assumptions of Historical and Dialectical Materialism, as well as by the methodology of Analysis of Nuclei of Meaning. Thus, we seek to develop a methodology for the analysis of imagery nuclei of meaning, which offer methodological coordinates for studies with images, in line with the of Socio-historical Psychology"s framework. A path that supported the construction of 4 nuclei of meaning, of imagetic origin, which address: the dialectical pair built between creative and alienated/strange characteristics of the action expressed in the film, as well as its contradictions and interdependencies; human suffering in dialogue with the processes of alienation presents at work; the technological arrangements im dialogue with the alienation/strangeness process; the category of time as a guide to reflect on the management of the process of alienation/strangeness expressed in the film im dialogue with the temporal dynamics. Imagetic nuclei that were built based on 9 analytical indicators: coordinates about time; the modernity of the time and the relationship with technological advances; the unforeseen as something unwanted; impacts of alienated/alienating modes of production; the (de)humanization of work; institutionalization of inadequacy; unemployment, collective organization and coping with suffering conditions; happiness and its determinants; the production of alienation in relation to alienated and alienating modes of production cre.a(c)tion. The indicators were developed from 38 emblematic scenes (pre-indicators) of characteristics that refer to processes of alienation/strangeness present in the investigated work. The categories Contrast, Author Linkage and Direction were developed as qualitative resources to investigate the contradictions present in the comparative analysis between processes of alienation/strangeness and an authorial relationship with the modes of production. With that, it enabled the investigation of a qualitative dynamic of the characteristics that make up the process of alienation/strangeness in the analyzed film. Human suffering, portrayed in the work, appears as a comic resource, built on the basis of comedy itself; suffering as an instrument of social criticism and capable of mobilizing a cathartic effect, which occurs in the relationship between contradictory and paradoxical, between form and contents of film. The technological and futuristic arrangements portrayed expand the film's perspective of timelessness, establishing reflective bridges about the emergence, permanence and changes of technical apparatus, to contemporary technological arrangements that organize fields of work, such as those linked to digital platforms of services provision. Finally, the temporality developed in Modern Times, contributes to an analysis of the rhythm, direction and speed that sustain the dynamics of alienation/strangeness, in a time proposed as modem. Both the chosen film work and the proposed methodological paths demonstrate the potential of an analysis of psychosocial aspects present in artistic/cultural manifestations, especially imagery resources. Finally, the meanings around the ways in which work is organized in the film studied, as well as its implications for processes of dehumanization and human exploitation, offer a critical perspective on the present, past and future of an illusion of modermity.
Palavras-chave: Ação
Criação
Alienação
Tempos modernos (Filme)
Análise fílmica
Significação imagética
Action
Creation
Alienation
Modern Times (Movie)
Film analysis
Imagery Significance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: BUENO, Luciano Domingues. A alien(ação), o contraste com a cri(ação) autoral e os modos de produção: uma análise de núcleos de significação imagéticos, no filme Tempos modernos. 2023. 232 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12361
Data do documento: 19-set-2022
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