00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12210
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Andréa Giordanna Araújo da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3924698852145134pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1424-0200pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Medeiros, Fernando Antônio Mesquita de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5853806544062509pt_BR
dc.creatorAlves, Aldilene Do Nascimento-
dc.creatorSoares, Ana Lucia Malta-
dc.date.accessioned2023-09-25T20:18:36Z-
dc.date.available2023-09-25-
dc.date.available2023-09-25T20:18:36Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationALVES, Aldilene Do Nascimento, SOARES, Ana Lucia Malta. Educação Antirracista nas Escolas: instrumentos políticos e pedagógicos. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12210-
dc.description.abstractRacism is a structural problem in Brazilian society that needs to be tackled mainly in the school environment. With this perspective, the work presents the survey and analysis of official devices and pedagogical works and the description of the structure and way of functioning of the Secretariat of Continuing Education, Literacy, Diversity and Inclusion (SECADI) with the objective of observing them as political actions affirmative, inducing training and pedagogical productions that enable the development of teaching practices from an anti-racist perspective within the school. Of documentary nature and having as primary sources several documents and original materials, which could be used as a source of information (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 56), the investigation had as theoretical resources the studies of Munanga (2005), Coqueiro (2008), Luciano (2006) and Cipriano (2007) for understanding fair education for different ethnic groups. We conclude that pedagogical works, analyzed in this study, are cultural and scientific productions inducing actions to combat racism and prejudice, which allow reflection and awareness, in the school environment, about the importance of racial and cultural diversity in the formation of Brazilian society.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectRecursos Pedagógicospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSECADI - Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.subjectRelações Étnicorraciaispt_BR
dc.subjectRacismpt_BR
dc.subjectPedagogical Resourcespt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação Antirracista nas Escolas: instrumentos políticos e pedagógicospt_BR
dc.title.alternativeAnti-racist education in schools: politicals and pedagogical instrumentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO racismo é um problema estrutural da sociedade brasileira que precisa ser enfrentado principalmente no ambiente escolar. Com esta perspectiva, o trabalho apresenta o levantamento e a análise de dispositivos oficiais e obras pedagógicas e a descrição da estrutura e forma de funcionamento da Secretaria de Educação continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) tendo como objetivo observá-los como ações políticas afirmativas, indutoras de formações e produções pedagógicas que possibilitam o desenvolvimento de práticas de ensino de perspectiva antirracista no interior da escola. De natureza documental e tendo como fontes primárias diversos documentos e materiais originais, que poderiam ser usados como fonte de informação (PRODANOV; FREITAS 2013, p. 56), a investigação teve como recursos teóricos os estudos de Munanga (2005), Coqueiro (2008), Luciano (2006) e Cipriano (2007) para compreensão da educação justa para os diversos grupos étnicos. Concluímos que obras pedagógicas, analisadas neste estudo, são produções culturais e científicas indutoras de ações de combate ao racismo e ao preconceito, que possibilitam a reflexão e conscientização, no ambiente escolar, sobre a importância da diversidade racial e cultural na formação da sociedade brasileira.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação antirracista nas escolas - instrumentos políticos e pedagógicos.pdf573.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.