00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Andrea da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172pt_BR
dc.contributor.referee1Stella, Paulo Rogério-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6506349461840284pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes, Luiz Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672pt_BR
dc.creatorSilva, Alane Letícia dos Santos-
dc.date.accessioned2023-09-21T21:18:25Z-
dc.date.available2023-09-21-
dc.date.available2023-09-21T21:18:25Z-
dc.date.issued2023-04-13-
dc.identifier.citationSILVA, Alane Letícia dos Santos. 2023. 40 f. Proposta de indexação por referenciais teóricos por dissertações do PROFLETRAS-UFAL. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Português) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12193-
dc.description.abstractRESUMEN - El presente trabajo tiene como objetivo realizar una investigación sobre los referentes teóricos que sustentan las disertaciones del primer grupo de PROFLETRAS-UFAL, que forman parte de la Línea de Investigación en Lectura y Producción Textual. De esta manera, buscamos comprender cómo los estudiantes de maestría pensaron y repensaron sus prácticas pedagógicas, siguiendo las directrices de los documentos oficiales, con el fin de mejorar la enseñanza y el aprendizaje de la lengua portuguesa. Para la fundamentación teórica, se basa en las orientaciones de los Parámetros Curriculares Nacionales: tercer y cuarto ciclos de educación fundamental - Lengua Portuguesa, de 1998, y de la Base Curricular Común Nacional, de 2018. La metodología utilizada es de tipo cualitativa y los instrumentos para la recolección de datos se basó en once tesinas que forman parte de la Línea de Investigación en Lectura y Producción Textual, analizando los autores, obras, libros, artículos de revistas, sitios web, etc. El resultado de este trabajo apunta al compromiso de los estudiantes de maestría en la búsqueda de mejoras en la educación, a través de prácticas pedagógicas acordes a los lineamientos de los documentos oficiales, trayendo resultados positivos en el proceso de enseñanza y aprendizaje en el aula, además de formar ciudadanos con un visión crítica, preparados para interactuar con el lenguaje en la sociedad en la que están insertos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPrácticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectLengua portuguesapt_BR
dc.subjectEnseñando y aprendiendopt_BR
dc.subjectPedagogical practicespt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleProposta de indexação por referenciais teóricos por dissertações do PROFLETRAS-UFALpt_BR
dc.title.alternativeProposal for indexing theoretical references by PROFLETRAS-UFAL dissertationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa nos referenciais teóricos que embasam as dissertações da primeira turma do PROFLETRAS-UFAL, que integram a Linha de Pesquisa de Leitura e Produção Textual. Desta maneira, busca-se compreender como os mestrandos pensaram e repensaram suas práticas pedagógicas, seguindo as orientações dos documentos oficiais, no intuito de melhorar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Para a fundamentação teórica é embasada nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental- Língua Portuguesa, de 1998, e da Base Nacional Comum Curricular, de 2018. A metodologia utilizada é a do tipo qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a partir de onze dissertações que fazem parte da Linha de Pesquisa de Leitura e Produção Textual, analisando os autores, obras, livros, artigos de revistas, sites e etc. O resultado deste trabalho aponta para o comprometimento dos mestrandos em busca de melhorias na educação, através de práticas pedagógicas conforme as orientações dos documentos oficiais, trazendo resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, além de formar cidadãos com visão crítica, preparados para interagirem com a linguagem na sociedade em que são inseridos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (PORTUGUÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Proposta de indexação por referenciais teóricos por dissertações do PROFLETRAS-UFAL.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.