00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A corporeidade no curso de educação física da Universidade Federal de Alagoas: uma análise comparativa entre os PPC de Maceió e Arapiraca
Autor(es): Rocha, Leandro José Teixeira
Primeiro Orientador: Prado, Edna Cristina
metadata.dc.contributor.referee1: Moura, Eriberto José Lessa de
metadata.dc.contributor.referee2: Lima Filho, Antônio Passos
Resumo: Corporeidade é um conceito que tem como objetivo compreender o corpo intrinsecamente relacionado ao fenômeno da vivência humana, sua história e cultura, sendo este um conceito muito importante no campo da Educação Física, já que essa área do conhecimento está diretamente ligada ao trabalho com o corpo. Assim, este trabalho tem como objetivo fazer uma análise comparativa da importância dada à corporeidade nos projetos pedagógicos no curso de Educação Física nos dois campus da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sendo a sede chamada de A.C Simões, localizada em Maceió e o Campus da cidade de Arapiraca. Sendo assim, uma vez que tal conceito é essencial ao desenvolvimento do ser humano, parte-se da seguinte problemática: quais as contribuições do curso de Educação Física no processo de corporeidade no campus da Universidade Federal de Alagoas? A justificativa se deu pela importância de se discutir a importância do corpo na vivência tanto escolar quanto acadêmica e sua relevância para um bom condicionamento físico, considerando assim o estímulo da grade curricular dentro do ambiente acadêmico. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, onde através de um levantamento bibliográfico pudemos fazer uma análise comparativa entre duas bases de dados: PPCs do curso de Educação Física no campus de Maceió (2019) e de Arapiraca (2018). Os resultados obtidos apontaram que o campus Arapiraca tem em seu PPC o projeto de extensão o qual aborda a temática corporeidade, fato que não acontece no PPC do Campus Maceió. Por fim, concluiu-se que os campus devem ter uma interação maior para a formulação da sua matriz curricular e que possam ser mais parecidas, para assim ter um enfoque maior na questão da corporeidade, dada sua importância como parte fundamental do curso.
Abstract: Corporeality is a concept that aims to understand the body intrinsically related to the phenomenon of human experience, its history and culture, being a very important concept in the field of Physical Education, since this area of knowledge is directly related to working with the body. Thus, this work aims to make a comparative analysis of the importance of corporeality in pedagogical projects in the Physical Education course on the two campuses of the Federal University of Alagoas (UFAL), with the headquarters called A.C Simões, located in Maceió and the Campus da city of Arapiraca. Therefore, since this concept is essential to the development of the human being, it starts with the following problem: what are the contributions of the Physical Education course in the process of corporeality on the campuses of the Federal University of Alagoas? The justification was given by the importance of their academic course regarding their academic experience for a good physical conditioning, thus considering the stimulus of the curricular grade within the importance of the environment. The methodological approach used was qualitative, where through a bibliographic survey we were able to make a comparative analysis between two databases: PPCs of the Physical Education course on the Maceió campus (2019) and Arapiraca (2018). The results obtained showed that the Arapiraca campus has in its PPC the extension project or which addresses the thematic corporeality, a fact that does not happen in the PPC of the Maceió Campus. Finally, it was concluded that the campuses must have an interaction with the formulation of their curricular matrix and that they can be more similar, a matter of the greatest importance of corporeity, its importance as a fundamental part of the course.
Palavras-chave: Corporeidade
Educação Física
Matriz Curricular
Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Educação Física e Esporte, Maceió.
Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca)
Embodiment
Physical education
Curricular Matrix
Federal University of Alagoas. Institute of Physical Education and Sport, Maceió
Federal University of Alagoas (Arapiraca Campus)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: ROCHA, Leandro José Teixeira. A corporeidade no curso de educação física da Universidade Federal de Alagoas: uma análise comparativa entre os PPC de Maceió e Arapiraca. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12187
Data do documento: 12-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.