00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Welkson Pires da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0122596705808924pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.creatorPereira, Márcio Augusto-
dc.date.accessioned2023-09-12T14:46:05Z-
dc.date.available2023-09-12-
dc.date.available2023-09-12T14:46:05Z-
dc.date.issued2021-06-02-
dc.identifier.citationPEREIRA, Márcio Augusto. Ensino de sociologia na modalidade EJA: reflexões sobre currículo, planejamento e práticas de ensino. 2023. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12135-
dc.description.abstractThis Teaching Report seeks to forward notes that may help in the construction of a sociology curriculum for the EJAI modality, at the Fernandina Malta State School. The modality is in the schedule of courses offered by the institution but does not have its own documents that guide its practice. As a result, the school offers a pedagogical coordination focused on regular education. At the heart of this is the teaching of Sociology, which bases its practice on the pedagogical document without any guidance on the specifics of this modality. Sociology teaching needs to advance in the challenge of promoting quality education for Youth, Adults and Elderly. Safeguarding the context of neglect on the part of state policies that do not implement the improvements advocated by scholars and education professionals, the sociology teacher deserves to have assistance in his performance that helps to alleviate this absence and communicates it with the debates and academic reflections on current education. For this, the work used the experiences acquired in internship with the teaching practice in this institution. Retrieving information about the historical path of teaching sociology, and the observations and experiences acquired with the practice of teaching. In the available literature on the history of education, in the Pedagogical Political Project - PPP provided by the coordination, and in the Annual Sociology Planning - PAS built by the teacher, historical elements about the education policy, norms and pedagogical conceptions that influence the Sociology teaching practice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de sociologiapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCurrículos – Planejamentopt_BR
dc.subjectTeaching sociologypt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectCurriculum - Planningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleEnsino de sociologia na modalidade EJA: reflexões sobre currículo, planejamento e práticas de ensinopt_BR
dc.title.alternativeTeaching Sociology in the EJA mode: reflections on curriculum, planning and teaching practicespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsse Relatório de Ensino busca encaminhar apontamentos que possam servir de auxílio na construção de um currículo de Sociologia para a modalidade EJAI, da Escola Estadual Fernandina Malta. A modalidade está na grade de cursos ofertados pela instituição, mas não dispõe de documentos próprios que norteiem sua prática. Como consequência, a escola oferece uma coordenação pedagógica voltada para o ensino regular. Na esteia disto se encontra o ensino de Sociologia, que baseia sua prática pelo documento pedagógico sem ter nenhuma orientação acerca das especificidades dessa modalidade. É preciso que o ensino Sociologia avance no desafio de promover uma educação de qualidade para Jovens, Adultos e Idosos. Salvaguardando o contexto de descaso por parte das políticas de estado que não efetivam as melhorias defendidas pelos estudiosos e profissionais da educação, o professor de sociologia merece ter uma assistência na sua atuação que o ajude a amenizar essa ausência, e o comunique com os debates e reflexões acadêmicas acerca do ensino atualidade. Para isso, o trabalho se serviu das experiências adquiridas em estágio com a prática de ensino nesta instituição. Recuperando informações acerca do percurso histórico do ensino de sociologia, e das observações e experiências adquiridas com a prática do magistério. Busca-se na literatura disponível sobre a história da educação, no Projeto Político Pedagógico - PPP fornecido pela coordenação, e no Planejamento Anual de Sociologia - PAS construído pela docente, elementos históricos acerca da política de educação, normas e concepções pedagógicas, que influenciam a prática de ensino de Sociologia.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de sociologia na modalidade EJA: reflexões sobre currículo, planejamento e práticas de ensino.pdf6.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.