00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12084
Tipo: Dissertação
Título: O uso de um livreto experimental e um biodigestor anaeróbio como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em ciências
Autor(es): Carvalho, Luis Henrique Pereira de
Primeiro Orientador: Machado, Sônia Salgueiro
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Amanda Maria Vieira Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: O presente trabalho traz a fundamentação teórica, metodologia utilizada e resultados obtidos da aplicação de dois produtos educacionais, sendo um deles, um livreto experimental, onde este apresenta-se em duas versões, um para o nível médio e outro para o nível fundamental e um biodigestor anaeróbio confeccionado com as instruções presentes nestes livretos. Estes livretos, que estão disponíveis nos apêndices deste trabalho, trazem em seus escopos uma sugestão de sequência didática, que culminará em uma atividade experimental, que é a construção do biodigestor anaeróbio. As metodologias sugeridas e aplicadas neste trabalho, fundamentam-se na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e no Maker. Os produtos educacionais foram aplicados em turmas do 3º ano do ensino médio na disciplina eletiva de Química Ambiental em uma escola pública estadual e de tempo integral na cidade de Maceió – AL. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que os produtos educacionais aplicados são eficazes no processo de ensino e aprendizagem, o que pode ser observado nos resultados obtidos a partir de avaliações diagnósticas.
Abstract: The present work brings the theoretical foundation, methodology used and results obtained from the application of two educational products, one of them, an experimental booklet, where it is presented in two versions, one for the medium level and another for the elementary level and one anaerobic biodigester made with the instructions in these booklets. These booklets, which are available in the appendices of this work, bring in their scope a suggestion of a didactic sequence, which will culminate in an experimental activity, which is the construction of the anaerobic digester. The methodologies suggested and applied in this work are based on Problem-Based Learning (ABRP) and Maker. The educational products were applied in classes of the 3rd year of high school in the elective subject of Environmental Chemistry in a state public school and full-time in the city of Maceió - AL. The results obtained in this work demonstrate that the educational products applied are effective in the teaching and learning process, which can be observed in the results obtained from diagnostic evaluations.
Palavras-chave: Ciência – Estudo e ensino
Química – Aprendizagem
Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP)
Biodigestor
Biogás
Science – Study and teaching
Chemistry – Learning
Problem-Based Learning (ABRP)
Biodigester
Biogas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: CARVALHO, Luis Henrique Pereira de. O uso de um livreto experimental e um biodigestor anaeróbio como ferramentas no processo de ensino e aprendizagem em ciências. 2023. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12084
Data do documento: 26-jul-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.