00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12082
Tipo: Dissertação
Título: Ensino de química na educação de jovens e adultos: livreto com temas geradores para uma aprendizagem significativa e libertadora
Título(s) alternativo(s): Chemistry teaching in youth and adult education: booklet with generative themes for meaningful and liberating learning
Autor(es): Reis, Jocimara Fabricio dos
Primeiro Orientador: Mendonça, André Gustavo Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Amanda Maria Vieira Mendes
metadata.dc.contributor.referee2: Cardoso, Silvia Helena
Resumo: Os sistemas de ensino precisam garantir acesso à educação para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos no tempo regular,garantindo que o processo de ensino e aprendizagem leve em consideração asparticularidades destes indivíduos. Entretanto, a realidade nas escolas é de um alto índice de evasão ou de estudantes que concluem a trajetória na Educação de Jovens e Adultos sem o domínio do conhecimento e dessa forma incapazes de transformar a própria realidade. Faz-se necessário o desenvolvimento de mais estudos voltados para esse público que possam melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos conceitos de forma significativa. O objetivo deste trabalho é desenvolver um livreto com temas geradores para o ensino de Química na EJA na promoção de uma aprendizagem significativa e libertadora. O trabalho se caracteriza com enfoque qualitativo e foi desenvolvido em três etapas: na primeira etapa foi feita a revisão da literatura e a escolha dos conteúdos e temáticas a serem abordadas no livreto; na segunda etapa foi feitaa criação do livreto e a terceira etapa consistiu na análise do material produzido.Os resultados mostram um produto educacional que pode auxiliar os docentes nas aulas de Química apresentando de forma harmoniosa uma proposta que contempla a área de ciências da natureza, em especial a área de Química permitindo a discussão de diferentes temáticas geradoras.
Abstract: Education systems need to guarantee access to education for young people andadults who have not had the opportunity to complete their studies on a regularbasis, ensuring that the teaching and learning process takes into account theparticularities of these individuals. However, the reality in schools is of a highdropout rate or of students who complete their trajectory in Youth and AdultEducation without mastering knowledge and thus incapable of transforming their own reality. It is necessary to develop more studies aimed at this audience thatcan significantly improve the quality of teaching and learning of concepts. Theobjective of this work went to develop the potential of a booklet with generativethemes for the teaching of Chemistry in EJA in promoting a significant andliberating learning. The work is characterized with a qualitative approach and wasdeveloped in three stages: in the first stage, a literature review was carried outand the choice of contents and themes to be addressed in the booklet was carriedout; in the second stage, the booklet was created and the third stage consistedin the analysis of the material produced. The results show an educational productthat can help teachers in Chemistry classes, presenting in a harmonious way aproposal that includes the area of natural sciences, especially the area ofChemistry, allowing the discussion of different generating themes.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Temas geradores
Aprendizagem significativa
Química
Youth and adult education
Generative themes
Learning Significant
Chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: REIS, Jocimara Fabricio dos. Ensino de química na educação de jovens e adultos: livreto com temas geradores para uma aprendizagem significativa e libertadora. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) – Programa de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional, Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12082
Data do documento: 22-nov-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.