00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12039
Tipo: Dissertação
Título: Gestão escolar indígena no território Wassu Cocal
Título(s) alternativo(s): Indigenous school management in Wassu Cocal territory
Autor(es): Vanderley, Simone Maria dos Santos
Primeiro Orientador: Santos, Inalda Maria dos
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Givanildo da
metadata.dc.contributor.referee2: Benvinda, Nalfran Modesto
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a gestão escolar indígena no território Wassu Cocal. Foi desenvolvida uma análise a partir do reconhecimento dos desafios da gestão escolar indígena na construção do fortalecimento na coletividade, por meio da ética profissional, política, pedagógica, democrática e participativa, perante às mudanças organizacionais no contexto das escolas indígenas da Aldeia Wassu Cocal, em especial a Escola Estadual Indígena Professora Marlene Marques dos Santos. Ressaltamos, ainda, que a pesquisa tem como foco a promoção de uma gestão escolar indígena que viabilize as ações gestoras e pedagógicas, que valide a pluriculturalidade; a democratização ou a participação nas práticas pedagógicogestoras; o diálogo entre as práticas culturais com os projetos educativos, as políticas públicas e os saberes originários do povo Wassu Cocal. Para tanto, teve como objetivo geral compreender os desafios da gestão escolar indígena na escola estadual indígena Professora Marlene Marques dos Santos, tendo como objetivos específicos apresentar os contextos histórico, político, social, cultural e educacional do território Wassu Cocal. Dessa forma, a metodologia de abordagem qualitativa, baseada na técnica de pesquisa de cunho bibliográfico e documental, e fundamentada em pressupostos teóricos e epistemológicos, possibilitou-nos compreender a necessidade do entendimento quanto à importância da gestão escolar e os desafios enfrentados para se garantir uma educação escolar indígena intercultural, específica e diferenciada para o povo indígena Wassu Cocal, a qual é hoje garantida legalmente nos documentos que asseguram uma educação escolar diferenciada. A realização deste estudo permitiu concluir a importância para as atuais gestões educacionais indígenas e as futuras, pois compreendemos que em meio à evolução socioeducacional no território indígena, novos olhares se abrem para o futuro, mesmo sabendo que ainda temos um longo caminho a percorrer. Posto isto, espera-se que esta dissertação também inspire novos pesquisadores, indígenas ou não, a se atreverem a problematizar e a pesquisar sobre a educação escolar indígena no Brasil.
Abstract: This dissertation has as object the indigenous school management in the Wassu Cocal territory. An analysis was developed based on the recognition of the challenges of indigenous school management in the construction of strengthening the community, through professional, political, pedagogical, democratic and participatory ethics, in the face of organizational changes in the context of indigenous schools in Wassu Cocal Village, in special Indigenous State School Professora Marlene Marques dos Santos. We also point out that the research is focused on the promotion of an indigenous school management that enables managerial and pedagogical actions that validate pluriculturality; democratization or participation in pedagogical-management practices; the dialogue between cultural practices with educational projects, public policies and knowledge originating from the Wassu Cocal people. Therefore, the general objective was to understand the challenges of indigenous school management at the Professora Marlene Marques dos Santos, with the specific objective of presenting the historical, political, social, cultural and educational context of the Wassu Cocal territory. In this way, the qualitative approach methodology, based on bibliographical and documental research technique and based on theoretical and epistemological assumptions, enabled us to understand the need for understanding the importance of school management and the challenges faced to guarantee an education intercultural indigenous school, specific and differentiated for the Wassu Cocal indigenous people, which is now legally guaranteed in the documents that ensure a differentiated school education. The realization of this study allowed us to conclude the importance for the current and future educational management of indigenous peoples, as we understand that in the midst of socio-educational evolution in the indigenous territory, new perspectives are opened to the future, even knowing that we still have a long way to go. That said, it is hoped that this dissertation will also inspire new researchers, indigenous or not, to dare to problematize and research indigenous school education in Brazil.
Palavras-chave: Gestão escolar
Educação escolar indígena
Wassu Cocal
Indigenous education
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VANDERLEY, Simone Maria dos Santos. Gestão escolar indígena no território Wassu Cocal. 2023. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12039
Data do documento: 11-mai-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gestão escolar indígena no território Wassu Cocal.pdf4.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.