00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12026
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação docente e educação inclusiva: com a palavras, estudantes de Letras da UFAL
Título(s) alternativo(s): Teacher training and inclusive education: with words, students from Letters from UFAL
Autor(es): Silva, Karine Maria dos Santos Almeida
Primeiro Orientador: Silva, Rosycléa Dantas
metadata.dc.contributor.referee1: Rieger, Pedro Gustavo
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Dennis Souza da
Resumo: A educação de pessoas com deficiência em escolas regulares (BRASIL, 2008) teve impacto no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, no trabalho e na formação docente, uma vez que os professores foram solicitados a agir com conhecimentos e ferramentas até então desconhecidas por muitos. Neste contexto, objetivamos investigar o papel da formação docente na perspectiva inclusiva para graduandos de Letras da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Para tanto, procuramos suporte teórico nos estudos sobre formação de professores de línguas na perspectiva inclusiva (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019; NETO, 2022) e nas pesquisas e documentos oficiais sobre educação e inclusão (MANTOAN, 2019; SKLIAR, 2006; BRASIL, 2008; 2015; PATRON, 2020; UFAL, 2020). Nossos dados foram gerados por meio de entrevistas individuais com três graduandos dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Português da UFAL. Todos os colaboradores participavam da disciplina eletiva Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas, contexto desta pesquisa. A partir da análise qualitativa dos dados, concluímos que os colaboradores construíram saberes sobre a educação de pessoas com deficiência e, também, se sentiram mais confiantes, abertos e disponíveis à experiências formativas futuras com esses alunos. Além disso, os dados revelam lacunas na formação docente inicial e ressaltam a importância de práticas educacionais mais acessíveis e anticapacitistas1 para a nossa sociedade.
Abstract: The education of people with disabilities in regular schools has influenced the teaching-learning process and, consequently, the work and education of teachers since they were asked to act with knowledge and tools hitherto unknown to many. In this context, we aim at investigating the role of teacher education from an inclusive perspective for undergraduates at the Federal University of Alagoas (UFAL). For this purpose, we considered theoretical support from studies on language teachers’ education and inclusion (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019; NETO, 2022) and from researches and official documents about education and inclusion (MANTOAN, 2019; SKLIAR, 2006; BRASIL, 2008; 2015; PATRON, 2020; UFAL, 2020). The data generation process was carried out through individual interviews with three undergraduate students from the Spanish, English and Portuguese Letras courses at UFAL. All the interviewees participated in the elective subject "Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas", the context in which this research is situated. From the qualitative analysis of the data, we concluded that the collaborators built knowledge about the education of people with disabilities and also felt more confident, open, and available for future teaching experiences with these students. Furthermore, the results reveal gaps in the initial teacher education and highlight the importance of more accessible and anti-ableist educational practices for our society
Palavras-chave: Formação docente
Educação inclusiva
Formação de professores de línguas
Teacher training
Inclusive Education
Teacher training of languages
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Inglês)
Citação: SILVA, Karine Maria dos Santos Almeida. Formação docente e educação inclusiva com a palavras, estudantes de Letras da UFAL. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12026
Data do documento: 19-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação docente e educação inclusiva com a palavras, estudantes deLetras da UFAL.pdf630.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.