00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (INGLÊS) - FALE
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Rosycléa Dantas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8321605240777468pt_BR
dc.contributor.referee1Rieger, Pedro Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3051068970567133pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Dennis Souza da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199926042103280pt_BR
dc.creatorSilva, Karine Maria dos Santos Almeida-
dc.date.accessioned2023-08-18T18:43:42Z-
dc.date.available2023-08-18-
dc.date.available2023-08-18T18:43:42Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Karine Maria dos Santos Almeida. Formação docente e educação inclusiva com a palavras, estudantes de Letras da UFAL. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Inglês) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12026-
dc.description.abstractThe education of people with disabilities in regular schools has influenced the teaching-learning process and, consequently, the work and education of teachers since they were asked to act with knowledge and tools hitherto unknown to many. In this context, we aim at investigating the role of teacher education from an inclusive perspective for undergraduates at the Federal University of Alagoas (UFAL). For this purpose, we considered theoretical support from studies on language teachers’ education and inclusion (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019; NETO, 2022) and from researches and official documents about education and inclusion (MANTOAN, 2019; SKLIAR, 2006; BRASIL, 2008; 2015; PATRON, 2020; UFAL, 2020). The data generation process was carried out through individual interviews with three undergraduate students from the Spanish, English and Portuguese Letras courses at UFAL. All the interviewees participated in the elective subject "Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas", the context in which this research is situated. From the qualitative analysis of the data, we concluded that the collaborators built knowledge about the education of people with disabilities and also felt more confident, open, and available for future teaching experiences with these students. Furthermore, the results reveal gaps in the initial teacher education and highlight the importance of more accessible and anti-ableist educational practices for our societypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Inglês)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professores de línguaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectInclusive Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training of languagespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleFormação docente e educação inclusiva: com a palavras, estudantes de Letras da UFALpt_BR
dc.title.alternativeTeacher training and inclusive education: with words, students from Letters from UFALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA educação de pessoas com deficiência em escolas regulares (BRASIL, 2008) teve impacto no processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, no trabalho e na formação docente, uma vez que os professores foram solicitados a agir com conhecimentos e ferramentas até então desconhecidas por muitos. Neste contexto, objetivamos investigar o papel da formação docente na perspectiva inclusiva para graduandos de Letras da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Para tanto, procuramos suporte teórico nos estudos sobre formação de professores de línguas na perspectiva inclusiva (ARAGÓN, 2020; DANTAS, 2019; NETO, 2022) e nas pesquisas e documentos oficiais sobre educação e inclusão (MANTOAN, 2019; SKLIAR, 2006; BRASIL, 2008; 2015; PATRON, 2020; UFAL, 2020). Nossos dados foram gerados por meio de entrevistas individuais com três graduandos dos cursos de Letras Espanhol, Inglês e Português da UFAL. Todos os colaboradores participavam da disciplina eletiva Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Línguas, contexto desta pesquisa. A partir da análise qualitativa dos dados, concluímos que os colaboradores construíram saberes sobre a educação de pessoas com deficiência e, também, se sentiram mais confiantes, abertos e disponíveis à experiências formativas futuras com esses alunos. Além disso, os dados revelam lacunas na formação docente inicial e ressaltam a importância de práticas educacionais mais acessíveis e anticapacitistas1 para a nossa sociedade.pt_BR
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