00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12022
Tipo: Dissertação
Título: Ensinando professores a descrever contingências de comportamentos-problema no TEA por meio de um treino informatizado
Título(s) alternativo(s): Teaching teachers to describe contingencies of ASD typical problem-behaviours using a computerized training
Autor(es): Lima, Elton Silva de
Primeiro Orientador: Marques, Leonardo Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Daniela Mendonça
metadata.dc.contributor.referee2: Fumes, Neiza de Lourdes Frederico
metadata.dc.contributor.referee3: Barros, Romariz da Silva
Resumo: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é classificado pelo DSM-V (2014) como um transtorno que acarreta em déficits persistentes na comunicação e interação social além de comportamentos restritos e repetitivos. Devido a isso, indivíduos com TEA podem apresentar comportamentos interferentes como: autolesão, heteroagressão e destruição de itens. Se por um lado tem sido crescente o número de pessoas com TEA matriculadas na rede de ensino nacional, por outro ainda é escasso o número de professores com formação adequada em Análise do Comportamento para identificar as reais contingências que envolvem comportamentosproblema emitidos no contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um treino informatizado, baseado em vídeos e feedbacks textuais, para ensinar professores a habilidade de identificar e descrever contingências de comportamentos-problema. Para isso, dois estudos foram realizados. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de análise e avaliação funcional para professores e outros profissionais da educação. Foram encontrados dezessete (17) artigos entre os quais se verificou grande utilização de procedimentos de ensino com o uso de vídeos, modelagem, modelação e feedback. O segundo estudo consistiu na produção e aplicação de um treino informatizado que utilizou vídeos com cenas no formato role-playing e feedback textual. Os resultados do segundo estudo sugerem que a utilização de feedbacks textuais (VI) foi eficaz para ensinar aos participantes a habilidade de identificar e descrever as contingências dos comportamentos-problema apresentados nos vídeos (VD). Os participantes obtiveram 100% de acerto durante a fase de treinamento e 87% de acerto na sonda de manutenção (pós-teste). O treino informatizado aplicado no estudo 2 pode ser utilizado como parte de um pacote de treinamento mais amplo, auxiliando os participantes a aprenderem habilidades analítico-comportamentais de forma rápida, eficaz e com baixo custo.
Abstract: Autism Spectrum Disorder (ASD) is classified by the DSM-V (2014) as a disorder that presents persistent deficits in several subareas related to two major diagnostic criteria. That is, people with ASD manifest impairments in communication and social interaction and have restricted and repetitive patterns of behavior, interest or activities. If, on the one hand, the number of people with ASD enrolled in the national education system has been increasing, on the other hand, the number of teachers with adequate training in Behavior Analysis to identify the real contingencies that involve problem behaviors emitted in the classroom is still scarce. class by individuals with ASD. The aim of this study was to verify whether computerized training for teachers, based on videos and feedback, would be effective in teaching participants to identify and describe contingencies of problem behaviors. For this, two studies were carried out. The first study is a systematic review of the literature on teaching functional analysis and assessment to teachers and other education professionals. Seventeen (17) articles were found, among which there was a great use of teaching procedures with the use of videos, modeling, modeling and feedback. The second study consisted of the production and application of a computerized training that used videos with scenes in role-playing format and textual feedback. The results of the second study suggest that the use of written feedback was effective in teaching participants the ability to identify and describe the contingencies of problem behaviors presented in the videos.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Professores – prática docente
Educação inclusiva
Autismo – professores – avaliação do comportamento
Functional behavior analysis
Functional behavior assessment
Autism spectrum disorder
Teacher training
Feedback
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: LIMA, Elton Silva de. Ensinando professores a descrever contingências de comportamentos-problema no TEA por meio de um treino informatizado. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12022
Data do documento: 28-mar-2023
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.