00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Marques, Leonardo Brandão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3705407022339177pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Daniela Mendonça-
dc.contributor.referee2Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee3Barros, Romariz da Silva-
dc.creatorLima, Elton Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9135797263629120pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T17:23:03Z-
dc.date.available2023-08-17-
dc.date.available2023-08-18T17:23:03Z-
dc.date.issued2023-03-28-
dc.identifier.citationLIMA, Elton Silva de. Ensinando professores a descrever contingências de comportamentos-problema no TEA por meio de um treino informatizado. 2023. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/12022-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder (ASD) is classified by the DSM-V (2014) as a disorder that presents persistent deficits in several subareas related to two major diagnostic criteria. That is, people with ASD manifest impairments in communication and social interaction and have restricted and repetitive patterns of behavior, interest or activities. If, on the one hand, the number of people with ASD enrolled in the national education system has been increasing, on the other hand, the number of teachers with adequate training in Behavior Analysis to identify the real contingencies that involve problem behaviors emitted in the classroom is still scarce. class by individuals with ASD. The aim of this study was to verify whether computerized training for teachers, based on videos and feedback, would be effective in teaching participants to identify and describe contingencies of problem behaviors. For this, two studies were carried out. The first study is a systematic review of the literature on teaching functional analysis and assessment to teachers and other education professionals. Seventeen (17) articles were found, among which there was a great use of teaching procedures with the use of videos, modeling, modeling and feedback. The second study consisted of the production and application of a computerized training that used videos with scenes in role-playing format and textual feedback. The results of the second study suggest that the use of written feedback was effective in teaching participants the ability to identify and describe the contingencies of problem behaviors presented in the videos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectProfessores – prática docentept_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismo – professores – avaliação do comportamentopt_BR
dc.subjectFunctional behavior analysispt_BR
dc.subjectFunctional behavior assessmentpt_BR
dc.subjectAutism spectrum disorderpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsinando professores a descrever contingências de comportamentos-problema no TEA por meio de um treino informatizadopt_BR
dc.title.alternativeTeaching teachers to describe contingencies of ASD typical problem-behaviours using a computerized trainingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é classificado pelo DSM-V (2014) como um transtorno que acarreta em déficits persistentes na comunicação e interação social além de comportamentos restritos e repetitivos. Devido a isso, indivíduos com TEA podem apresentar comportamentos interferentes como: autolesão, heteroagressão e destruição de itens. Se por um lado tem sido crescente o número de pessoas com TEA matriculadas na rede de ensino nacional, por outro ainda é escasso o número de professores com formação adequada em Análise do Comportamento para identificar as reais contingências que envolvem comportamentosproblema emitidos no contexto escolar. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia de um treino informatizado, baseado em vídeos e feedbacks textuais, para ensinar professores a habilidade de identificar e descrever contingências de comportamentos-problema. Para isso, dois estudos foram realizados. O primeiro estudo é uma revisão sistemática da literatura sobre o ensino de análise e avaliação funcional para professores e outros profissionais da educação. Foram encontrados dezessete (17) artigos entre os quais se verificou grande utilização de procedimentos de ensino com o uso de vídeos, modelagem, modelação e feedback. O segundo estudo consistiu na produção e aplicação de um treino informatizado que utilizou vídeos com cenas no formato role-playing e feedback textual. Os resultados do segundo estudo sugerem que a utilização de feedbacks textuais (VI) foi eficaz para ensinar aos participantes a habilidade de identificar e descrever as contingências dos comportamentos-problema apresentados nos vídeos (VD). Os participantes obtiveram 100% de acerto durante a fase de treinamento e 87% de acerto na sonda de manutenção (pós-teste). O treino informatizado aplicado no estudo 2 pode ser utilizado como parte de um pacote de treinamento mais amplo, auxiliando os participantes a aprenderem habilidades analítico-comportamentais de forma rápida, eficaz e com baixo custo.pt_BR
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