00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social
Autor(es): Lima, Claudeneide Maria França de
Silva, Flávia Maria da
Primeiro Orientador: Rocha, Janne Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Costa, Maria Betania Buarque Lins
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Sandra Barros
Resumo: Este trabalho expressa o resultado de um breve estudo sobre a Política de Educação Especial, com ênfase no direito à educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual, na perspectiva de sua inserção ao sistema regular de ensino. Para a fundamentação teórica recorremos a fontes bibliográficas referente à temática objeto do estudo e a pesquisa documental recorrendo a documentos legais tais como: Constituição Federal de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca, Declaração de Jomtien, Declaração de Guatemala, Declaração de Dakar, entre outros. Como ideia conclusiva do estudo inferimos que houve um avanço em termos legais para a educação inclusiva, contudo sua exequibilidade, na direção a cidadania das pessoas com deficiência intelectual, ainda tem um longo percurso a ser trilhado, o que exige do Estado a destinação de fundos públicos para a viabilização dos recursos materiais e humanos para tal finalidade.
Abstract: This paper expresses the results of a brief study on the Special Education Policy, with emphasis on the right to inclusive education of the person with intellectual disability, with a view to their inclusion in the regular system of education. For the theoretical basis, we used bibliographical sources referring to the subject matter of the study and documentary research using legal documents such as: Federal Constitution of 1988, Universal Declaration of Human Rights, Declaration of Salamanca, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala Dakar, among others. As a conclusive idea of the study we infer that there has been a legal advance for inclusive education, but its feasibility, in the direction of citizenship of people with intellectual disabilities, still has a long way to go, which requires the State to allocate funds to make material and human resources viable for this purpose.
Palavras-chave: Política de educação especial
Direito à educação
Educação inclusiva - Pessoa com deficiência intelectual
Serviço social
Special education policy
Right to education
Inclusive education - People with disabilities
Social Work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Serviço Social
Citação: LIMA, Claudeneide Maria França de; SILVA, Flávia Maria da. A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11664
Data do documento: 22-abr-2019
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