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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11664
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social |
Autor(es): | Lima, Claudeneide Maria França de Silva, Flávia Maria da |
Primeiro Orientador: | Rocha, Janne Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Costa, Maria Betania Buarque Lins |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Sandra Barros |
Resumo: | Este trabalho expressa o resultado de um breve estudo sobre a Política de Educação Especial, com ênfase no direito à educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual, na perspectiva de sua inserção ao sistema regular de ensino. Para a fundamentação teórica recorremos a fontes bibliográficas referente à temática objeto do estudo e a pesquisa documental recorrendo a documentos legais tais como: Constituição Federal de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca, Declaração de Jomtien, Declaração de Guatemala, Declaração de Dakar, entre outros. Como ideia conclusiva do estudo inferimos que houve um avanço em termos legais para a educação inclusiva, contudo sua exequibilidade, na direção a cidadania das pessoas com deficiência intelectual, ainda tem um longo percurso a ser trilhado, o que exige do Estado a destinação de fundos públicos para a viabilização dos recursos materiais e humanos para tal finalidade. |
Abstract: | This paper expresses the results of a brief study on the Special Education Policy, with emphasis on the right to inclusive education of the person with intellectual disability, with a view to their inclusion in the regular system of education. For the theoretical basis, we used bibliographical sources referring to the subject matter of the study and documentary research using legal documents such as: Federal Constitution of 1988, Universal Declaration of Human Rights, Declaration of Salamanca, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala Dakar, among others. As a conclusive idea of the study we infer that there has been a legal advance for inclusive education, but its feasibility, in the direction of citizenship of people with intellectual disabilities, still has a long way to go, which requires the State to allocate funds to make material and human resources viable for this purpose. |
Palavras-chave: | Política de educação especial Direito à educação Educação inclusiva - Pessoa com deficiência intelectual Serviço social Special education policy Right to education Inclusive education - People with disabilities Social Work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Serviço Social |
Citação: | LIMA, Claudeneide Maria França de; SILVA, Flávia Maria da. A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11664 |
Data do documento: | 22-abr-2019 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO |
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A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social.PDF | 469.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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