00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FSSO - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FSSO Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - SERVIÇO SOCIAL - FSSO
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Janne Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2725836079583672pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Maria Betania Buarque Lins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6529515170345698pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Sandra Barros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3407494143331068pt_BR
dc.creatorLima, Claudeneide Maria França de-
dc.creatorSilva, Flávia Maria da-
dc.date.accessioned2023-06-28T13:58:35Z-
dc.date.available2023-06-28-
dc.date.available2023-06-28T13:58:35Z-
dc.date.issued2019-04-22-
dc.identifier.citationLIMA, Claudeneide Maria França de; SILVA, Flávia Maria da. A política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço social. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Faculdade de Serviço Social, Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11664-
dc.description.abstractThis paper expresses the results of a brief study on the Special Education Policy, with emphasis on the right to inclusive education of the person with intellectual disability, with a view to their inclusion in the regular system of education. For the theoretical basis, we used bibliographical sources referring to the subject matter of the study and documentary research using legal documents such as: Federal Constitution of 1988, Universal Declaration of Human Rights, Declaration of Salamanca, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala, Declaration of Guatemala Dakar, among others. As a conclusive idea of the study we infer that there has been a legal advance for inclusive education, but its feasibility, in the direction of citizenship of people with intellectual disabilities, still has a long way to go, which requires the State to allocate funds to make material and human resources viable for this purpose.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Serviço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPolítica de educação especialpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Pessoa com deficiência intelectualpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectSpecial education policypt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectInclusive education - People with disabilitiespt_BR
dc.subjectSocial Workpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.titleA política de educação especial (PEE): uma reflexão sob a ótica do direito à inclusão e a contribuição do serviço socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho expressa o resultado de um breve estudo sobre a Política de Educação Especial, com ênfase no direito à educação inclusiva da pessoa com deficiência intelectual, na perspectiva de sua inserção ao sistema regular de ensino. Para a fundamentação teórica recorremos a fontes bibliográficas referente à temática objeto do estudo e a pesquisa documental recorrendo a documentos legais tais como: Constituição Federal de 1988, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração de Salamanca, Declaração de Jomtien, Declaração de Guatemala, Declaração de Dakar, entre outros. Como ideia conclusiva do estudo inferimos que houve um avanço em termos legais para a educação inclusiva, contudo sua exequibilidade, na direção a cidadania das pessoas com deficiência intelectual, ainda tem um longo percurso a ser trilhado, o que exige do Estado a destinação de fundos públicos para a viabilização dos recursos materiais e humanos para tal finalidade.pt_BR
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