Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11583
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino-aprendizagem de química |
Título(s) alternativo(s): | The peer instruction methodology as a tool in the chemistry teaching-learning process |
Autor(es): | Ferreira, Hugo Alves |
Primeiro Orientador: | Paula, Francine Santos de |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Martins, Thatiane Veríssimo dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Mônica Araújo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Nataélia Alves da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Evellyn Patricia Santos da |
Resumo: | Este trabalho buscou analisar a efetividade da aprendizagem da disciplina de Química da primeira série do ensino médio no conteúdo de distribuição eletrônica de Linus Pauling com a utilização da metodologia ativa denominada Peer Instruction, ou em português, Aprendizagem por Pares. A pesquisa se desenvolveu no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas que fica localizada no bairro do Trapiche da Barra, na cidade de Maceió - Alagoas. Foi utilizado um estudo de caso de natureza qualitativa no qual foram aplicados dois questionários em formatos eletrônicos para esta turma no ano letivo de 2021 durante o 2º bimestre em que a escola estava no formato de ensino híbrido. A pesquisa caracterizou-se pela análise dos dados resultantes desses formulários, que foram direcionados de forma individual e posteriormente em dupla. Foi possível constatar que as maiores porcentagens de acertos se relacionaram com a realização da atividade em dupla, como esperado,e que as taxas variaram entre 80 e 100% no que diz respeito a marcação da alternativa correta, e quando comparado com a perspectiva individual, a porcentagem foi entre 70 e 100%. Portanto, a aplicação da metodologia Peer Instruction no processo de Aprendizagem de Química mostrou-se uma ferramenta viável ao permitir, maior rendimento nas atividades, visto que além de realizarem a atividade em dupla, também aumentou a interação entre os estudantes. |
Abstract: | This paper sought to analyze the effectiveness of teaching-learning in the chemistry subject of first grade in the content of Linus Pauling electronic distribution using the active methodology called Peer Instruction. The research was developed in the Tiradentes College of the Military Police of Alagoas, located in the Trapiche da Barra neighborhood, in the city of Maceió-Alagoas.A qualitative case study was used in which two questionnaires were administered in electronic formats to this class in the 2021 school year during the 1nd semester when the school was in a hybrid teaching format. The research was characterized by the analysis of the data resulting from these forms, which were directed individually and then in pairs. It was possible to see that the highest percentages of correct answers were related to performing the activity in pairs, as expected, and that the rates varied between 80 and 100 % with respect to marking the correct alternative, and when compared to the individual perspective, the percentage was between 70 and 100 %.Therefore, the application of the Peer Instruction methodology in the chemistry teaching-learning process proved to be a viable tool, as it allowed a better performance of the activities, since besides doing the activity in pairs, it also increased the interaction among the students. |
Palavras-chave: | Aprendizagem por pares Ensino híbrido Peer instruction Hybrid teaching Peer learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Química - Licenciatura |
Citação: | FERREIRA, Hugo Alves. A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino aprendizagem de química. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11583 |
Data do documento: | 22-mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - QUÍMICA - IQB |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A metodologia peer instruction como instrumento no processo de ensino aprendizagem de química.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.