00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas
Autor(es): Correia, Peterson Rodrigo da Silva
Primeiro Orientador: Cavalcante, Paulo Sérgio
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Valdemir da
Resumo: O presente trabalho busca investigar: qual a percepção da relevância e o domínio dosconhecimentos em contabilidade tributária/planejamento tributário percebidos e demonstradospelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)no momento em que se aproximam da conclusão da graduação. A metodologia utilizada éclassificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização dequestionário aplicado aos discentes do nono e décimo períodos do Curso de CiênciasContábeis da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados demonstram que a relevância daContabilidade Tributária na futura atuação profissional é evidente para os alunos. AContabilidade Tributária é vista pela maior parcela dos participantes como mais umaferramenta para a atuação profissional e, embora pretendam especializar-se na área, nãopretendem que seja sua principal especialidade. Acerca da retenção dos conhecimentosadquiridos, percebemos que conceitos elementares não foram assimilados por muitos dosparticipantes, resultado possivelmente, decorrente da pouca leitura sobre o assunto admitidapelos alunos.
Abstract: The present work seeks to investigate: what is the perception of the relevance and mastery ofknowledge in tax accounting/tax planning perceived and demonstrated by students of theAccounting Sciences course at the Federal University of Alagoas (UFAL) at the momentwhen they approach the conclusion of graduation. The methodology used is classified asquantitative, descriptive and survey, with the use of a questionnaire applied to students of theninth and tenth periods of the Accounting Sciences Course at the Federal University ofAlagoas. The results demonstrate that the relevance of Tax Accounting in the futureprofessional performance is evident for the students. Tax Accounting is seen by mostparticipants as another tool for professional practice and, although they intend to specialize inthe area, they do not intend it to be their main specialty. Regarding the retention of acquiredknowledge, we realized that elementary concepts were not assimilated by many of theparticipants, a result possibly due to the little reading on the subject admitted by the students.
Palavras-chave: Contabilidade tributária
Planejamento tributário
Percepção discente
Tax accounting
Tax planning
Student
Accounting sciences
UFAL
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Contábeis - Bacharelado
Citação: CORREIA, Peterson Rodrigo da Silva. Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11515
Data do documento: 28-abr-2023
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