00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS CONTÁBEIS - FEAC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Paulo Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2957409375347025pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandes, Ana Paula Lima Marques-
dc.contributor.referee2Silva, Valdemir da-
dc.creatorCorreia, Peterson Rodrigo da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-12T20:47:56Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-06-12T20:47:56Z-
dc.date.issued2023-04-28-
dc.identifier.citationCORREIA, Peterson Rodrigo da Silva. Relevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoas. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11515-
dc.description.abstractThe present work seeks to investigate: what is the perception of the relevance and mastery ofknowledge in tax accounting/tax planning perceived and demonstrated by students of theAccounting Sciences course at the Federal University of Alagoas (UFAL) at the momentwhen they approach the conclusion of graduation. The methodology used is classified asquantitative, descriptive and survey, with the use of a questionnaire applied to students of theninth and tenth periods of the Accounting Sciences Course at the Federal University ofAlagoas. The results demonstrate that the relevance of Tax Accounting in the futureprofessional performance is evident for the students. Tax Accounting is seen by mostparticipants as another tool for professional practice and, although they intend to specialize inthe area, they do not intend it to be their main specialty. Regarding the retention of acquiredknowledge, we realized that elementary concepts were not assimilated by many of theparticipants, a result possibly due to the little reading on the subject admitted by the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Contábeis - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidade tributáriapt_BR
dc.subjectPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subjectPercepção discentept_BR
dc.subjectTax accountingpt_BR
dc.subjectTax planningpt_BR
dc.subjectStudentpt_BR
dc.subjectAccounting sciencespt_BR
dc.subjectUFALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.titleRelevância do estudo e domínio em contabilidade tributária para alunos do curso de ciências contábeis da Universidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca investigar: qual a percepção da relevância e o domínio dosconhecimentos em contabilidade tributária/planejamento tributário percebidos e demonstradospelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)no momento em que se aproximam da conclusão da graduação. A metodologia utilizada éclassificada como quantitativa, descritiva e de levantamento ou survey, com a utilização dequestionário aplicado aos discentes do nono e décimo períodos do Curso de CiênciasContábeis da Universidade Federal de Alagoas. Os resultados demonstram que a relevância daContabilidade Tributária na futura atuação profissional é evidente para os alunos. AContabilidade Tributária é vista pela maior parcela dos participantes como mais umaferramenta para a atuação profissional e, embora pretendam especializar-se na área, nãopretendem que seja sua principal especialidade. Acerca da retenção dos conhecimentosadquiridos, percebemos que conceitos elementares não foram assimilados por muitos dosparticipantes, resultado possivelmente, decorrente da pouca leitura sobre o assunto admitidapelos alunos.pt_BR
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