00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11481
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Flores, Alberto Vivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549856147983094pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira Júnior, Valter Duarte-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756860004550008pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Sebastião Hugo Brandão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2511182719855807pt_BR
dc.creatorSilva, Diego Araujo de Sena da-
dc.date.accessioned2023-06-07T03:54:10Z-
dc.date.available2023-04-22-
dc.date.available2023-06-07T03:54:10Z-
dc.date.issued2022-09-16-
dc.identifier.citationSILVA. Diego Araujo de Sena da. O conceito de dignidade humana em Enrique Dussel. 2023. 37 f. (Licenciatura em Filosofia) – Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11481-
dc.description.abstractThe philosophy elaborated by the philosopher Enrique Dussel, Philosophy of Liberation, is inspired by Marxist thought in order to develop his particular utopian-critical scheme by understanding that philosophizing is only achievable having reality as its starting point, acting in this way, to a critique of the existing and elaborating an emancipator process through the political imperative that is the transformation of ethics into the recognition of human dignity for all: “The victims criticize the order, proclaim its dissolution, the need for its disappearance: it is the negative ethical-critical judgment par excellence of the system as a totality” (DUSSEL, 2000 p. 320). In this way, the demand for ethics and its immutable function of questioning the ultimate principles that underlie the decisions made by human beings are fulfilled. Likewise, the indispensability of considering the other is instituted, since, talking about ethics, therefore, results in talking about human dignity, in the elaboration of identities: There is precision of ethics, because there is another human being, subject of rights and bearer of dignity. This is the foundation of the ethics of Liberation, which seeks to establish itself as an ethics of life, carrying out a critique of the status quo from the relationship it elaborates between the denial of dignity, present in the anguish of the victims, and the awareness of this denial of dignity human.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Filosofia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDussel, Enrique, 1934pt_BR
dc.subjectFilosofia da libertaçãopt_BR
dc.subjectÉtica – Filosofiapt_BR
dc.subjectDignidade humanapt_BR
dc.subjectDignitypt_BR
dc.subjectPhilosophy of Liberationpt_BR
dc.subjectEnrique Dusselpt_BR
dc.subjectPhilosophypt_BR
dc.subjectEthicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.titleO conceito de dignidade humana em Enrique Dusselpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA filosofia elaborada pelo filósofo Enrique Dussel, Filosofia da Libertação, tem como inspiração o pensamento marxista afim de desenvolver seu esquema particular utópico-crítico ao compreender que filosofar só é realizável tendo seu ponto de partida a realidade, agindo assim, a uma crítica do existente e elaborando um processo emancipatório por meio do imperativo político que é a transformação da ética no reconhecimento da dignidade humana para todos: “As vítimas criticam a ordem, proclamam sua dissolução, a necessidade de seu desaparecimento: é o juízo ético-crítico negativo por excelência do sistema como totalidade” (DUSSEL, 2000 p. 320). Cumpre-se dessa maneira, a exigência pela ética e sua imutável função de questionar pelos princípios últimos que fundamentam as decisões tomadas pelos seres humanos. Institui-se igualmente, da mesma forma a indispensabilidade de considerar o outro, uma vez que, falar sobre ética, logo, resulta em falar sobre dignidade humana, em elaboração de identidades: Existe precisão da ética, porque existe outro ser humano, sujeito de direitos e portador de dignidade. Este é o fundamento da ética da Libertação, que busca se estabelecer como ética da vida, realizando uma crítica ao status quo a partir da relação que elabora entre a negação da dignidade, presente na angustia das vítimas, e tomada de consciência dessa negação da dignidade humana.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - FILOSOFIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O conceito de dignidade humana em Enrique Dussel.pdf347.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.