00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11428
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Caetano, Antonio Filipe Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4984280715339645pt_BR
dc.contributor.referee1Toscano, Chrystiane Vasconcelos Andrade-
dc.contributor.referee2Moreira, Argenaz de Oliveira-
dc.creatorAraújo, Raphael Henrique Silva-
dc.date.accessioned2023-06-01T18:29:11Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2023-06-01T18:29:11Z-
dc.date.issued2022-11-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Raphael Henrique Silva. Saúde reprodutiva nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo piloto. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11428-
dc.description.abstractThe present study aimed to identify changes in knowledge about reproductive health in students of the 6th year of elementary school II in the public school system in the city of Maceió/Alagoas. It is a quantitative study, with an experimental model and with characteristics of pre and after intervention in a pilot model. The interventions took place in accordance with the norms of the National Curricular Common Base and during the Pedagogical Residency Program. To analyze the results, the T-Paired Test was used with a significance level of p>0.05. The results showed that, although the interventions were carried out in a short period of time, it was possible to obtain significant changes in the students knowledge about the bodily changes suffered in adolescence (p=0.003) and about the changes in the students; lives after a pregnancy. unwanted (p=0.018). The conclusion revealed the importance of the participation of teacher training programs in helping and developing the students; knowledge about the discussion about health at school, specifically about reproductive health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Educação Física - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternato e residênciapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSaúde reprodutivapt_BR
dc.subjectEstudo experimentalpt_BR
dc.subjectPedagogical residencept_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectReproductive healthpt_BR
dc.subjectExperimental studypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.titleSaúde reprodutiva nas aulas de educação física durante o Programa de Residência Pedagógica: um estudo pilotopt_BR
dc.title.alternativeReproductive health in physical education classes during the Residency Program Pedagogical: a pilot studypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo identificar as mudanças de conhecimento sobre saúde reprodutiva em escolares do 6º ano do ensino fundamental II da rede pública de ensino da cidade de Maceió/Alagoas. Trata-se de um estudo quantitativo, de modelo experimental e com características de pré e após intervenção em molde piloto. As intervenções ocorreram de acordo com as normas da Base Nacional Comum Curricular e durante a realização do Programa de Residência Pedagógica. Para análise dos resultados foi utilizado o Teste T-Pareado com nível de significância em p>0,05. Os resultados evidenciaram que, embora as intervenções tenham sido realizadas em um curto espaço de tempo, foi possível obter alterações significativas no conhecimento dos escolares sobre as mudanças corporais sofridas na adolescência (p=0,003) e sobre as alterações na vida dos escolares após uma gravidez indesejada (p=0,018). A conclusão revelou a importância da participação de programas de formação professores no auxílio e desenvolvimento do conhecimento dos escolares acerca da discussão sobre saúde na escola, especificamente sobre saúde reprodutiva.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.