00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11417
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uso da música no ensino da geografia: um relato de experiência
Autor(es): Santos, Shaolin Erik da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Jacqueline Praxedes de
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Messias, Maria Izabel Correia Silva de
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Murilo Mendonça
Resumo: O desinteresse, a desmotivação e a apatia de muitos jovens em participarem das aulas, bem como de atividade escolar, é, em muitos casos, uma questão presente no cotidiano dos docentes. Essa situação acaba exigindo dos professores um constante repensar de sua prática. Por outro lado, as licenciaturas, em sua maioria, não conseguem fazer com que o futuro professor se liberte de uma concepção bancária de educação, que desassocia os conteúdos do cotidiano do aluno. É nessa perspectiva, que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ganha maior importância e significado, já que um dos seus objetivos é inserir o licenciando no cotidiano escolar, oportunizando-o a participar e criar experiências metodológicas e práticas que deem significado a sua práxis educativa e que busquem a superação de problemas presentes no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com base nos estudos de Freire (2018), Cavenaghi e Bzuneck (2009), Vieira e Sá, (2007), Arroyo (2013) e Castrogiovanni (1997), este artigo apresenta um relato de experiência com a utilização da música como recurso de ensino, executado pela professora supervisora, em parceria com os bolsistas do PIBID Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que envolveu os alunos de 3 turmas do Ensino Médio Integrado. A ação objetivou despertar nos alunos, através do uso da música, a motivação, a participação, a autonomia e o protagonismo nas aulas de Geografia. A metodologia utilizada foi a divisão dos alunos em grupos e, com base na discussão sobre os conteúdos previamente ministrados, os discentes foram orientados a escolherem músicas que, a partir da compreensão deles, retratassem os assuntos estudados. O resultado dessa ação, estimulou e possibilitou que os jovens/discentes demostrassem uma consciência e uma criticidade em relação as questões políticas, econômicas e sociais da atualidade, bem como proporcionou aos pibidianos, participantes da ação, um novo olhar e um repensar sobre a prática docente.
Palavras-chave: PIBID
Prática Docente
Geografia Escolar
Recurso de Ensino
Música o ensino de Geografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia - Licenciatura
Citação: SANTOS, Shaolin Erik da Silva. Uso da música no ensino da geografia: um relato de experiência. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11417
Data do documento: 27-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da música no ensino da geografia - um relato de experiência.pdf485.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.