00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Almeida, Jacqueline Praxedes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8079389802609076pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Messias, Maria Izabel Correia Silva de-
dc.contributor.referee1Souza, Murilo Mendonça-
dc.creatorSantos, Shaolin Erik da Silva-
dc.date.accessioned2023-05-31T20:31:28Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-31T20:31:28Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Shaolin Erik da Silva. Uso da música no ensino da geografia: um relato de experiência. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11417-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectRecurso de Ensinopt_BR
dc.subjectMúsica o ensino de Geografiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleUso da música no ensino da geografia: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO desinteresse, a desmotivação e a apatia de muitos jovens em participarem das aulas, bem como de atividade escolar, é, em muitos casos, uma questão presente no cotidiano dos docentes. Essa situação acaba exigindo dos professores um constante repensar de sua prática. Por outro lado, as licenciaturas, em sua maioria, não conseguem fazer com que o futuro professor se liberte de uma concepção bancária de educação, que desassocia os conteúdos do cotidiano do aluno. É nessa perspectiva, que o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) ganha maior importância e significado, já que um dos seus objetivos é inserir o licenciando no cotidiano escolar, oportunizando-o a participar e criar experiências metodológicas e práticas que deem significado a sua práxis educativa e que busquem a superação de problemas presentes no processo de ensino-aprendizagem. Assim, com base nos estudos de Freire (2018), Cavenaghi e Bzuneck (2009), Vieira e Sá, (2007), Arroyo (2013) e Castrogiovanni (1997), este artigo apresenta um relato de experiência com a utilização da música como recurso de ensino, executado pela professora supervisora, em parceria com os bolsistas do PIBID Geografia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que envolveu os alunos de 3 turmas do Ensino Médio Integrado. A ação objetivou despertar nos alunos, através do uso da música, a motivação, a participação, a autonomia e o protagonismo nas aulas de Geografia. A metodologia utilizada foi a divisão dos alunos em grupos e, com base na discussão sobre os conteúdos previamente ministrados, os discentes foram orientados a escolherem músicas que, a partir da compreensão deles, retratassem os assuntos estudados. O resultado dessa ação, estimulou e possibilitou que os jovens/discentes demostrassem uma consciência e uma criticidade em relação as questões políticas, econômicas e sociais da atualidade, bem como proporcionou aos pibidianos, participantes da ação, um novo olhar e um repensar sobre a prática docente.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso da música no ensino da geografia - um relato de experiência.pdf485.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.