00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IC - INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO- IC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11406
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ameaça de estereótipo de gênero afeta o desânimo, fluxo e desempenho em um sistema tutor gamificado para lógica?
Autor(es): Benevides, Kamila de Almeida
Primeiro Orientador: Bittencourt, Ig Ibert
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Santos, Jário
metadata.dc.contributor.referee1: Reis, Marcelo
metadata.dc.contributor.referee2: César Sobrinho, Álvaro Alvares de Carvalho
Resumo: A gamificação é uma abordagem que está sendo cada vez mais adotada em ambientes educacionais para melhorar o envolvimento, a motivação e o aprendizado dos alunos. No entanto, estudos anteriores na literatura relataram que a ameaça do estereótipo de gênero em ambientes educacionais gamificados pode ter efeitos negativos sobre os alunos, como a ansiedade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo experimental de modo a investigar empiricamente se a ameaça de estereótipos em ambientes educacionais gamificados pode causar desânimo. Realizamos um estudo experimental, aplicamos um teste de lógica que continha 20 questões para alunos do ensino superior em uma plataforma educacional gamificada e, posteriormente, eles responderam a um questionário para avaliar o desânimo dos alunos em diferentes cenários. Os resultados sugerem que um ambiente gamificado estereotipado pode afetar o desânimo dos participantes.
Abstract: Gamification is an approach that is increasingly being adopted in educational settings to improve student engagement, motivation, and learning. However, previous studies in the literature reported that gender stereotype threats in gamified educational environments could have negative effects on students, such as anxiety. In this sense, this paper aims to conduct an experimental study to empirically investigate whether stereotype threat in gamified educational en- environments can cause discouragement. We conducted an experimental study, applied a logic test to higher education students in a gamified educational platform, and afterward, they answered a questionnaire to assess students’ discouragement in different scenarios. The results suggest that a stereotyped gamified environment can affect participants’ dejection.
Palavras-chave: Estereótipos (Psicologia)
Ambiente gamificado estereotipado
Desânimo
Gender stereotype
Stereotyped gamified environment
Dismay
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências da Computação
Citação: BENEVIDES, Kamila de Almeida. Ameaça de estereótipo de gênero afeta o desânimo, fluxo e desempenho em um sistema tutor gamificado para lógica?. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11406
Data do documento: 7-dez-2022
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