00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Jorge Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567807389292654pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cezar Nonato Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2138600190152396pt_BR
dc.contributor.referee2Saraiva, Marina Rebeca de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2765870601121879pt_BR
dc.creatorAlves, Gessylia Moura-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4531250887584268pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-30T19:23:05Z-
dc.date.available2023-05-30-
dc.date.available2023-05-30T19:23:05Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.citationALVES, Gessylia Moura. Pandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencial. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11387-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática Pedagógica.pt_BR
dc.subjectEnsino Remoto.pt_BR
dc.subjectCovid-19.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePandemia e prática docente: as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino remoto emergencialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo compreender os desafios enfrentados por professores e professoras do ensino Básico em escolas da cidade de Natal-RN no processo de ensino e aprendizagem no período de implementação do Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia da Covid-19. A abordagem da pesquisa é de caráter qualitativo e quantitativo. baseou-se primeiramente em um levantamento bibliográfico acerca das categorias: estratégias de ensino; dificuldades encontradas; usos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TDIC’s), em plataformas acadêmicas tais como, Scielo e Google Acadêmico. No segundo momento realizou-se uma coleta de dados primários acerca da prática docente durante a pandemia, para tanto foi elaborado um questionário virtual, com perguntas abertas e fechadas, encaminhada para professores e professoras que atuam em sua maioria na rede pública de ensino do município de Natal-RN e estavam matriculados no Centro Estadual de Capacitação de Professores no decorrer da pesquisa. Na terceira etapa, realizou-se as análises e discussões dos dados coletados com base nas leituras realizadas ao longo da realização deste trabalho. Como resultados, percebeu-se que o cenário da pandemia exigiu dos docentes uma maior adequação de suas práticas e estratégias de ensino, como também possibilitou conhecer os desafios que ainda precisam ser superados na área educacional, a exemplo o uso de tecnologias na educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pandemia e prática docente - as dificuldades enfrentadas por professores durante o ensino emergencial.pdf1.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.