Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11361
Tipo: | Dissertação |
Título: | Narrativas de inclusão na escola e no trabalho: escutando os protagonistas |
Título(s) alternativo(s): | Narratives in school and work: listening to the protagonists |
Autor(es): | Santos, Romário Barbosa |
Primeiro Orientador: | Vasconcelos, Angelina Nunes de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Barros, Abdízia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Nadja Maria Vieira da |
Resumo: | A entrada e permanência no mercado de trabalho para pessoa com deficiência depende de fatores como a efetivação das políticas Públicas e o processo de inclusão. No entanto, pesquisas apontam que dentre esse grupo as pessoas que apresentam deficiência intelectual (DI) são as menos absorvidas no mercado, por isso acreditamos que a escola tem papel primordial em melhorar este cenário. Esta pesquisa de caráter qualitativo e de abordagem histórico-dialética narra as histórias de vida de cinco pessoas com deficiência intelectual enquanto sujeitos que constroem significados a partir da sua experiência de escolarização e práticas profissionais. Fundamentamos este estudo dentro da perspectiva da psicologia educacional escolar crítica como proposta para a compreensão da produção de sentido resgatada nessas narrativas. As narrativas foram analisadas pela metodologia dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella. Em linhas gerais, evidenciaram-se que o contexto de trabalho pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, satisfação pessoal e independência de pessoas que apresentam deficiência. Reforça a importância de implementação de estratégias de qualificação profissionais oriundas especialmente do espaço escolar, fornecendo dados empíricos que possam contribuir com o planejamento e a implementação de políticas públicas de inclusão. Novos estudos sobre o eixo educação-trabalho precisam ser melhor explorados à luz do modelo social e da discussão sobre cidadania e direitos das pessoas com DI. As análises apontaram como a precarização da educação e do trabalho são aspectos comuns da nossa sociedade, mas também têm consequências e impactos diferenciados para a vida e protagonismo de seus participantes. |
Abstract: | Entry and permanence in the labor market for people with disabilities depends on factors such as the implementation of public policies and the inclusion process. However, research indicates that among this group, people with intellectual disabilities (ID) are the most excluded in the market, which is why they believe that the school has a key role in improving this scenario. This qualitative research with a historical-dialectical approach narrates the life stories of five people with intellectual disabilities as subjects who construct meanings based on their schooling experience and professional practices. We based this study within the perspective of critical school educational psychology as a proposal for understanding the production of meaning rescued from these narratives. The narratives were followed by the methodology of the meaning cores of Aguiar and Ozella. In general terms, it was shown that the work context can favor the development of autonomy, personal satisfaction and independence of people with disabilities. It reinforces the importance of implementing professional qualification strategies that come especially from the school space, providing empirical data that can contribute to the planning and implementation of public inclusion policies. New studies on the education-work axis need to be better explorers in the light of the social mode and the discussion about citizenship and rights of people with ID. The analyzes showed how the precariousness of education and work are common aspects of our society, but also have different consequences and impacts on the lives and protagonism of its participants. |
Palavras-chave: | Deficiência intelectual Escolarização Trabalho Produção de sentidos Intellectual disability Production of meaning Schooling Work |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Citação: | SANTOS, Romário Barbosa. Narrativas de inclusão na escola e no trabalho: escutando os protagonistas. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11361 |
Data do documento: | 3-mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Narrativas de inclusão na escola e no trabalho_escutando os protagonistas.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.