00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11361
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Angelina Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4061413632710947pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.referee2Silva, Nadja Maria Vieira da-
dc.creatorSantos, Romário Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6410379329258047pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-26T21:00:34Z-
dc.date.available2023-05-10-
dc.date.available2023-05-26T21:00:34Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.citationSANTOS, Romário Barbosa. Narrativas de inclusão na escola e no trabalho: escutando os protagonistas. 2023. 111 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11361-
dc.description.abstractEntry and permanence in the labor market for people with disabilities depends on factors such as the implementation of public policies and the inclusion process. However, research indicates that among this group, people with intellectual disabilities (ID) are the most excluded in the market, which is why they believe that the school has a key role in improving this scenario. This qualitative research with a historical-dialectical approach narrates the life stories of five people with intellectual disabilities as subjects who construct meanings based on their schooling experience and professional practices. We based this study within the perspective of critical school educational psychology as a proposal for understanding the production of meaning rescued from these narratives. The narratives were followed by the methodology of the meaning cores of Aguiar and Ozella. In general terms, it was shown that the work context can favor the development of autonomy, personal satisfaction and independence of people with disabilities. It reinforces the importance of implementing professional qualification strategies that come especially from the school space, providing empirical data that can contribute to the planning and implementation of public inclusion policies. New studies on the education-work axis need to be better explorers in the light of the social mode and the discussion about citizenship and rights of people with ID. The analyzes showed how the precariousness of education and work are common aspects of our society, but also have different consequences and impacts on the lives and protagonism of its participants.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectProdução de sentidospt_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.subjectProduction of meaningpt_BR
dc.subjectSchoolingpt_BR
dc.subjectWorkpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleNarrativas de inclusão na escola e no trabalho: escutando os protagonistaspt_BR
dc.title.alternativeNarratives in school and work: listening to the protagonistspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA entrada e permanência no mercado de trabalho para pessoa com deficiência depende de fatores como a efetivação das políticas Públicas e o processo de inclusão. No entanto, pesquisas apontam que dentre esse grupo as pessoas que apresentam deficiência intelectual (DI) são as menos absorvidas no mercado, por isso acreditamos que a escola tem papel primordial em melhorar este cenário. Esta pesquisa de caráter qualitativo e de abordagem histórico-dialética narra as histórias de vida de cinco pessoas com deficiência intelectual enquanto sujeitos que constroem significados a partir da sua experiência de escolarização e práticas profissionais. Fundamentamos este estudo dentro da perspectiva da psicologia educacional escolar crítica como proposta para a compreensão da produção de sentido resgatada nessas narrativas. As narrativas foram analisadas pela metodologia dos núcleos de significação de Aguiar e Ozella. Em linhas gerais, evidenciaram-se que o contexto de trabalho pode favorecer o desenvolvimento da autonomia, satisfação pessoal e independência de pessoas que apresentam deficiência. Reforça a importância de implementação de estratégias de qualificação profissionais oriundas especialmente do espaço escolar, fornecendo dados empíricos que possam contribuir com o planejamento e a implementação de políticas públicas de inclusão. Novos estudos sobre o eixo educação-trabalho precisam ser melhor explorados à luz do modelo social e da discussão sobre cidadania e direitos das pessoas com DI. As análises apontaram como a precarização da educação e do trabalho são aspectos comuns da nossa sociedade, mas também têm consequências e impactos diferenciados para a vida e protagonismo de seus participantes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Narrativas de inclusão na escola e no trabalho_escutando os protagonistas.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.