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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11339
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Territorialização em saúde da Escola Municipal Tradutor João Sampaio |
Autor(es): | Lós, Victor Correia |
Primeiro Orientador: | Caetano, Antônio Filipe Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Chrystiane Vasconcelos Toscano |
metadata.dc.contributor.referee2: | Moreira, Argenaz de Oliveira |
Resumo: | O estudo teve como objetivo mapear os territórios em saúde do bairro do Petrópolis, onde está situada a Escola Municipal Tradutor João Sampaio, evidenciando as possibilidades que esses territórios oferecem e como impactam na realidade dos escolares e suas famílias. Nesta escola, foi desenvolvido o Programa Residência Pedagógica, que possui o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. Este é um estudo do tipo, qualitativo, documental e diagnostico, realizado através de pesquisas e coleta de informações em documentos, sites, revistas e Google Maps. Após a realização do estudo, foi possível perceber que muitos dos territórios encontrados impactam positivamente na saúde dos escolares e familiares, no entanto, também foram encontrados territórios que se tornam inacessíveis por terem um foco para pessoas com um poder aquisitivo mais elevado, sendo situados num bairro em que a grande maioria dos moradores vivem em situação de vulnerabilidade social, sendo assim, optam por seguir outros caminhos para a resolução de seus problemas. |
Abstract: | The study aimed to map the health territories of the Petrópolis neighborhood, where the County School Translator João Sampaio is located, highlighting the possibilities that these territories offer and how they impact the reality of schoolchildren and their families. In this school, the Pedagogical Residency Program was developed, with the aim of contributing to the improvement of the initial training of teachers of basic education in the licenciatura courses. This is a qualitative, documentary and diagnostic study, carried out through research and collection of information in documents, websites, magazines and Google Maps. After carrying out the study, it was possible to perceive that many of the territories found have a positive impact on the health of schoolchildren and family members, however, territories were also found that become inaccessible because they focus on people with higher purchasing power, being located in a neighborhood in which the vast majority of residents live in a social vulnerability situation, therefore, they choose to follow other paths to solve their problems. |
Palavras-chave: | Educação Física Saúde Mapeamento territorial Physical Education Health Mapping |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Educação Física - Licenciatura |
Citação: | LÓS, Victor Correia. Territorialização em saúde da Escola Municipal Tradutor João Sampaio. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Instituto de Educação Física e Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11339 |
Data do documento: | 18-nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE |
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