00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraz, Eraldo de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3129064769842986pt_BR
dc.creatorBarros, Bárbara Rodrigues-
dc.creatorSantos, Nívea Cristina da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5603903605593471pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T18:20:33Z-
dc.date.available2024-05-25-
dc.date.available2023-05-25T18:20:33Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationBARROS, Bárbara Rodrigues; SANTOS, Nívea Cristina da Costa. Inclusão na exclusão: a língua como ferramenta social. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11332-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectImigrantespt_BR
dc.subjectSociabilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleInclusão na exclusão: a língua como ferramenta socialpt_BR
dc.title.alternativeInclusion in exclusion: language as a social toolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa não só como língua na modalidade formal, mas também como ferramenta de sociabilidade. Na atualidade, percebe-se diariamente o aumento na movimentação populacional no mundo. Para a inclusão desses sujeitos na comunidade, uma importante fonte do saber é a apropriação da língua falada no país em que se encontra, sendo indispensável para as necessidades vivenciadas no cotidiano. Devido às atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Ufal, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Maceió, tivemos contato com uma criança venezuelana, que tem como língua materna o espanhol, propusemos um estudo de caso que tem como objetivo geral expor como ocorre as práticas educativas de crianças imigrantes, as quais não têm a Língua Portuguesa como língua materna. Como objetivos específicos 1) Observar no período de 8 meses como a Língua Portuguesa está sendo apropriada pelos alunos imigrantes e 2) verificar como a apropriação da língua portuguesa influencia no processo de sociabilidade. Como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se os registros fotográficos, vídeos, diário de campo e portfólio, onde foram registradas as vivências, o comportamento, as interações e como a língua influenciava na sociabilidade de um aluno estrangeiro com outros alunos e com os profissionais de educação. Através das observações e registro em diário de campo percebeu-se que o estudante não se tornou um falante da língua, porém consideramos que houve apropriação por haver compreensão.pt_BR
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