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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11332
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Souza, Silvana Paulina de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4237683604411139 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferraz, Eraldo de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3129064769842986 | pt_BR |
dc.creator | Barros, Bárbara Rodrigues | - |
dc.creator | Santos, Nívea Cristina da Costa | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5603903605593471 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T18:20:33Z | - |
dc.date.available | 2024-05-25 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T18:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-28 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Bárbara Rodrigues; SANTOS, Nívea Cristina da Costa. Inclusão na exclusão: a língua como ferramenta social. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11332 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Imigrantes | pt_BR |
dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Inclusão na exclusão: a língua como ferramenta social | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusion in exclusion: language as a social tool | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa não só como língua na modalidade formal, mas também como ferramenta de sociabilidade. Na atualidade, percebe-se diariamente o aumento na movimentação populacional no mundo. Para a inclusão desses sujeitos na comunidade, uma importante fonte do saber é a apropriação da língua falada no país em que se encontra, sendo indispensável para as necessidades vivenciadas no cotidiano. Devido às atividades realizadas no Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Ufal, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado na cidade de Maceió, tivemos contato com uma criança venezuelana, que tem como língua materna o espanhol, propusemos um estudo de caso que tem como objetivo geral expor como ocorre as práticas educativas de crianças imigrantes, as quais não têm a Língua Portuguesa como língua materna. Como objetivos específicos 1) Observar no período de 8 meses como a Língua Portuguesa está sendo apropriada pelos alunos imigrantes e 2) verificar como a apropriação da língua portuguesa influencia no processo de sociabilidade. Como instrumento para a coleta de dados, utilizou-se os registros fotográficos, vídeos, diário de campo e portfólio, onde foram registradas as vivências, o comportamento, as interações e como a língua influenciava na sociabilidade de um aluno estrangeiro com outros alunos e com os profissionais de educação. Através das observações e registro em diário de campo percebeu-se que o estudante não se tornou um falante da língua, porém consideramos que houve apropriação por haver compreensão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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