00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga Júnior, Amaro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee2Colombo, Luciléia Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421549755358841pt_BR
dc.creatorSilva, Cynthya Batista-
dc.date.accessioned2023-05-25T17:52:42Z-
dc.date.available2023-04-28-
dc.date.available2023-05-25T17:52:42Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationSILVA, Cynthya Batista. Ciberativismo: o fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022). 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11328-
dc.description.abstractThe present research has the goal to introduce a netnographic study about how groups of fans have become active spokespersons in the political debate on social media, relating them to the growth of Cyberactivism in electoral campaigns in Brazil. Based on the studies of Henry Jenkins (1992; 2006; 2009), it investigates how these groups of organized fans, called fandoms, have brought to the virtual space a new tool of political activism. The online data collection analysis indicated that these groups of fans, the fandoms, that are intrinsically linked to pop culture, have been influencing the way electoral campaigns redirect their digital marketing in the presidential election of 2022, turning its structure "à la fan mode" (in a fan way).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrasil. Eleições (2022)pt_BR
dc.subjectFãs (Pessoas)pt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectAtivismopt_BR
dc.subjectStudy of fanspt_BR
dc.subjectelectoral campaignspt_BR
dc.subjectCyberactivismpt_BR
dc.subjectFandompt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleCiberativismo: o fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo (N)etnográfico sobre como grupos de fãs têm se tornado interlocutores do debate político em rede,relacionando-os com a crescente do Ciberativismo nas campanhas eleitorais no Brasil. A partir dos estudos de Henry Jenkins (1992; 2006; 2009), investiga como esses grupos de fãs organizados, chamados de fandoms, têm trazido ao espaço virtual uma nova ferramenta de ativismo político. A análise da coleta de dados online indicou que esses grupos de fãs, os fandoms, que são intrinsecamente ligados à cultura pop, têm influenciado na maneira que as campanhas eleitorais têm direcionado seu marketing digital na eleição presidencial brasileira de 2022, tornando sua estrutura à la fan mode.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ciberativismoo Fandom como espaço político nas eleições do Brasil (2022).pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.