00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IM Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental
Autor(es): Araújo, Noemy de Carvalho
Primeiro Orientador: Monteiro, Lúcia Cristina Silveira
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Melo, Vânio Fragoso de
Resumo: A disciplina de Matemática ainda está baseada, predominantemente, no paradigma do exercício. Sem ter a compreensão dos conceitos e propriedades dos objetos da matemática, alguns estudantes da educação básica são capazes de memorizar e manipular símbolos, mas sem atribuição de significados, mesmo quando se trata de operações básicas. Portanto, o presente estudo tem como questão problema: “Buscar compreender quais os comportamentos que indicam compreensão das operações básicas utilizando números, e que tipo de problemas devem compor as atividades para o desenvolvimento desses comportamentos durante a educação básica.”. Diante da problemática exposta e objetivando contribuir com uma proposta para abordagens com intervenção didática, buscaremos identificar redes de conceitos e competências para compreensão numérica em alunos em diferentes níveis de desenvolvimento no Ensino Fundamental. Assim, propomos inserir jogos adaptados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, aqui, especificamente, exemplificaremos uma abordagem para intervenção didática objetivando o desenvolvimento de habilidades para compor e decompor números, importante comportamento para compreensão numérica.
Abstract: The discipline of Mathematics is still predominantly based on the exercise paradigm. Without having an understanding of the concepts and properties of mathematics objects, some basic education students are able to memorize and manipulate symbols, but without attributing meanings, even when it comes to basic operations. Therefore, the present study has as a problem question: "To seek to understand which behaviors indicate understanding of basic operations using numbers, and what type of problems should compose the activities for the development of these behaviors during basic education.". Faced with the exposed problem and aiming to contribute with a proposal for alternative approaches, we will seek to identify networks of concepts and competences for numerical understanding in students at different levels of development in Elementary School. Thus, we propose to insert games adapted for the processes of teaching and learning mathematics, here, specifically, we will exemplify an approach for didactic intervention aimed at developing skills to compose and decompose numbers, an important behavior for numerical understanding.
Palavras-chave: Compreensão dos números
Matemática (Ensino fundamental)
Jogos no ensino da matemática
Transformation of games
Numerical understanding
Didactics of Mathematics
Problem formulation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Matemática - Licenciatura
Citação: ARAÚJO, Noemy de Carvalho. A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309
Data do documento: 8-fev-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental.pdf1.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.