Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7348098729151581 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guerra, Ediel Azevedo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0278809014425200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Melo, Vânio Fragoso de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9682146246826453 | pt_BR |
dc.creator | Araújo, Noemy de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T14:05:55Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24 | - |
dc.date.available | 2023-05-25T14:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-08 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Noemy de Carvalho. A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309 | - |
dc.description.abstract | The discipline of Mathematics is still predominantly based on the exercise paradigm. Without having an understanding of the concepts and properties of mathematics objects, some basic education students are able to memorize and manipulate symbols, but without attributing meanings, even when it comes to basic operations. Therefore, the present study has as a problem question: "To seek to understand which behaviors indicate understanding of basic operations using numbers, and what type of problems should compose the activities for the development of these behaviors during basic education.". Faced with the exposed problem and aiming to contribute with a proposal for alternative approaches, we will seek to identify networks of concepts and competences for numerical understanding in students at different levels of development in Elementary School. Thus, we propose to insert games adapted for the processes of teaching and learning mathematics, here, specifically, we will exemplify an approach for didactic intervention aimed at developing skills to compose and decompose numbers, an important behavior for numerical understanding. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Matemática - Licenciatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Compreensão dos números | pt_BR |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino da matemática | pt_BR |
dc.subject | Transformation of games | pt_BR |
dc.subject | Numerical understanding | pt_BR |
dc.subject | Didactics of Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Problem formulation | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | A disciplina de Matemática ainda está baseada, predominantemente, no paradigma do exercício. Sem ter a compreensão dos conceitos e propriedades dos objetos da matemática, alguns estudantes da educação básica são capazes de memorizar e manipular símbolos, mas sem atribuição de significados, mesmo quando se trata de operações básicas. Portanto, o presente estudo tem como questão problema: “Buscar compreender quais os comportamentos que indicam compreensão das operações básicas utilizando números, e que tipo de problemas devem compor as atividades para o desenvolvimento desses comportamentos durante a educação básica.”. Diante da problemática exposta e objetivando contribuir com uma proposta para abordagens com intervenção didática, buscaremos identificar redes de conceitos e competências para compreensão numérica em alunos em diferentes níveis de desenvolvimento no Ensino Fundamental. Assim, propomos inserir jogos adaptados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, aqui, especificamente, exemplificaremos uma abordagem para intervenção didática objetivando o desenvolvimento de habilidades para compor e decompor números, importante comportamento para compreensão numérica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.