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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental |
Autor(es): | Araújo, Noemy de Carvalho |
Primeiro Orientador: | Monteiro, Lúcia Cristina Silveira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Guerra, Ediel Azevedo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Melo, Vânio Fragoso de |
Resumo: | A disciplina de Matemática ainda está baseada, predominantemente, no paradigma do exercício. Sem ter a compreensão dos conceitos e propriedades dos objetos da matemática, alguns estudantes da educação básica são capazes de memorizar e manipular símbolos, mas sem atribuição de significados, mesmo quando se trata de operações básicas. Portanto, o presente estudo tem como questão problema: “Buscar compreender quais os comportamentos que indicam compreensão das operações básicas utilizando números, e que tipo de problemas devem compor as atividades para o desenvolvimento desses comportamentos durante a educação básica.”. Diante da problemática exposta e objetivando contribuir com uma proposta para abordagens com intervenção didática, buscaremos identificar redes de conceitos e competências para compreensão numérica em alunos em diferentes níveis de desenvolvimento no Ensino Fundamental. Assim, propomos inserir jogos adaptados para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, aqui, especificamente, exemplificaremos uma abordagem para intervenção didática objetivando o desenvolvimento de habilidades para compor e decompor números, importante comportamento para compreensão numérica. |
Abstract: | The discipline of Mathematics is still predominantly based on the exercise paradigm. Without having an understanding of the concepts and properties of mathematics objects, some basic education students are able to memorize and manipulate symbols, but without attributing meanings, even when it comes to basic operations. Therefore, the present study has as a problem question: "To seek to understand which behaviors indicate understanding of basic operations using numbers, and what type of problems should compose the activities for the development of these behaviors during basic education.". Faced with the exposed problem and aiming to contribute with a proposal for alternative approaches, we will seek to identify networks of concepts and competences for numerical understanding in students at different levels of development in Elementary School. Thus, we propose to insert games adapted for the processes of teaching and learning mathematics, here, specifically, we will exemplify an approach for didactic intervention aimed at developing skills to compose and decompose numbers, an important behavior for numerical understanding. |
Palavras-chave: | Compreensão dos números Matemática (Ensino fundamental) Jogos no ensino da matemática Transformation of games Numerical understanding Didactics of Mathematics Problem formulation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Matemática - Licenciatura |
Citação: | ARAÚJO, Noemy de Carvalho. A importância da compreensão numérica para a matemática no ensino fundamental. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática, Curso de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11309 |
Data do documento: | 8-fev-2023 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - MATEMÁTICA - IM |
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