00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.contributor.referee1Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223011528014481pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.creatorDamasceno, Emanoela Carlos-
dc.creatorSilva, Thaiany Suellen Amorim da-
dc.date.accessioned2023-05-24T22:21:13Z-
dc.date.available2023-05-24-
dc.date.available2023-05-24T22:21:13Z-
dc.date.issued2022-06-08-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Emanoela Carlos. SILVA, Thaiany Suellen Amorim da. O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva em Geografiapt_BR
dc.subjectEstado do Conhecimentopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.titleO estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoNos dias atuais, é perceptível o engajamento de alguns setores da sociedade em favor de ampliar a discussão sobre a inclusão, e principalmente o respeito com as diferenças, assim, a inclusão escolar faz parte desse contexto, e é fundamental na construção do conhecimento. Para tanto, o Ensino de Geografia deve contribuir nesse processo referente a Educação Inclusiva, visto que, essa ciência proporciona o conhecimento para a compreensão da relação dos seres humanos com o planeta Terra. Neste sentido, essa investigação terá como objetivo realizar um estudo do tipo estado do conhecimento, onde será feita a descrição da produção acadêmica e científica sobre o tema proposto, isto é, educação especial e inclusiva no ensino de geografia. A metodologia utilizada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Desta forma, foi realizado um levantamento, leitura e análise do material selecionado. Os resultados encontrados a partir do mapeamento indicam que as pesquisas no Ensino de Geografia com ênfase na Educação Inclusiva vem sendo realizadas com alguma regularidade ao longo dos últimos anos, no entanto percebe-se que tais investigações abordam metodologias pedagógicas que atendem deficiências específicas, como a visual em primeiro lugar e a surdez em segundo lugar. Por outro lado, apesar do número de trabalhos aqui investigados ser considerado relevante, vale destacar que não se obteve êxito quando a busca foi realizada na plataforma SciELO, o que possivelmente denota uma carência de pesquisas nesta área.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva.pdf766.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.