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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Raggi, Mariana Guedes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0545362454663490 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gaudencio, Jordânia de Araújo Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8223011528014481 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2023086653714834 | pt_BR |
dc.creator | Damasceno, Emanoela Carlos | - |
dc.creator | Silva, Thaiany Suellen Amorim da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-24T22:21:13Z | - |
dc.date.available | 2023-05-24 | - |
dc.date.available | 2023-05-24T22:21:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-08 | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Emanoela Carlos. SILVA, Thaiany Suellen Amorim da. O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11294 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva em Geografia | pt_BR |
dc.subject | Estado do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Práticas Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, é perceptível o engajamento de alguns setores da sociedade em favor de ampliar a discussão sobre a inclusão, e principalmente o respeito com as diferenças, assim, a inclusão escolar faz parte desse contexto, e é fundamental na construção do conhecimento. Para tanto, o Ensino de Geografia deve contribuir nesse processo referente a Educação Inclusiva, visto que, essa ciência proporciona o conhecimento para a compreensão da relação dos seres humanos com o planeta Terra. Neste sentido, essa investigação terá como objetivo realizar um estudo do tipo estado do conhecimento, onde será feita a descrição da produção acadêmica e científica sobre o tema proposto, isto é, educação especial e inclusiva no ensino de geografia. A metodologia utilizada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo. Desta forma, foi realizado um levantamento, leitura e análise do material selecionado. Os resultados encontrados a partir do mapeamento indicam que as pesquisas no Ensino de Geografia com ênfase na Educação Inclusiva vem sendo realizadas com alguma regularidade ao longo dos últimos anos, no entanto percebe-se que tais investigações abordam metodologias pedagógicas que atendem deficiências específicas, como a visual em primeiro lugar e a surdez em segundo lugar. Por outro lado, apesar do número de trabalhos aqui investigados ser considerado relevante, vale destacar que não se obteve êxito quando a busca foi realizada na plataforma SciELO, o que possivelmente denota uma carência de pesquisas nesta área. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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O estado do conhecimento de pesquisas sobre o ensino de geografia na educação especial inclusiva.pdf | 766.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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