Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11049
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cavalcante, Valéria Campos | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-9512-1531 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6189537710156188 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Barros, Abdízia Maria Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8978186925444582 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Janayna Paula Lima de Souza | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8947-5015 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1756972365624957 | pt_BR |
dc.creator | Rocha, Girlaine Gomes da | - |
dc.creator | Silva, Joseli dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-25T22:25:51Z | - |
dc.date.available | 2023-04-25 | - |
dc.date.available | 2023-04-25T22:25:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-18 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Girlaine Gomes da; SILVA, Joseli dos Santos. Lampião e Maria Bonita na sala de aula: arte e cultura nordestina em foco. 2023. 18 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11049 | - |
dc.description.abstract | This article aims to relate the experience lived during Supervised Internship IV, the Pedagogy Degree Course at CEDU/UFAL, through actions that were carried out during the authorized Intervention Project, “Reading and interpreting or cangaço de Lampião e Maria Bonita”, worked in the 4th grade of elementary school at a Municipal School in Maceió/AL. With this project, it is possible, in addition to expanding the knowledge of Norwegian history and culture and assisting in reading and writing, to awaken students' sensitivity and pleasure in reading, to lead them to reflect on their actions, oral and written communication, actions to tell and retell stories and (re) write, thus splintering their reflexes and critical sense within a context of interdisciplinarity, valuing the action of all those involved in this process. Given these internship experiences, it was possible to have applicable learning, an investigative approach to reality and its social context involving studies, analyzes, problems, reflections and the search for alternatives in the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem - História; | pt_BR |
dc.subject | Cultura Nordestina | pt_BR |
dc.subject | Learning - Story | pt_BR |
dc.subject | Northeastern culture | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | Lampião e Maria Bonita na sala de aula: arte e cultura nordestina em foco | pt_BR |
dc.title.alternative | Lampião and Maria Bonita in the classroom: northeast art and culture in focus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL, através de ações que foram desenvolvidas durante o Projeto de Intervenção intitulado, “Lendo e interpretando o cangaço de Lampião e Maria Bonita”, trabalhado na turma do 4o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Maceió/AL. Com este projeto se possibilitou, além de ampliar o conhecimento de história e cultura nordestina e auxiliar na leitura e escrita, despertar nos alunos a sensibilidade e o prazer pela leitura, levando-os a refletirem sobre os seus atos, comunicação oral e escrita, ações de contar e recontar histórias e (re)escrevê-las, estimulando assim, suas reflexões e senso crítico dentro de um contexto de interdisciplinaridade, valorizando a atuação de todos envolvidos nesse processo. Diante destas experiências de estágio, foi possível dispor de aprendizagens significativas, a aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social envolvendo estudos, análise, problematização, reflexão e busca de alternativas no processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lampião e Maria Bonita na sala de aula - arte e cultura nordestina em foco.pdf | 509.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.