00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FEAC - FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FEAC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10986
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As competências esperadas e percebidas dos profissionais de administração, contabilidade e economia no segmento bancário: um estudo com discentes de administração, contabilidade e economia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Autor(es): Oliveira, Kaline Fernandes de
Primeiro Orientador: Barbosa, Milka Alves Correia
metadata.dc.contributor.referee1: Fernandes, Ana Paula Lima Marques
metadata.dc.contributor.referee2: Finger, Andrew Beheregarai
Resumo: As atuais mudanças do mercado refletem a globalização e a transformação da tecnologia, que afeta diretamente a competitividade das organizações bancárias, tornando maiores as expectativas dessas organizações em relação às competências adequadas aos profissionais sobre as demandas atuais nelas inseridas. Sobretudo, isso afeta os profissionais formados que sofrem pela falta de conhecimento sobre a realidade organizacional devido ao aprimoramento de competências necessárias a esse mercado. Dessa forma, é importante visualizar o perfil dos profissionais inerentes ao ambiente bancário, como economistas, administradores e contadores a manter-se no novo cenário competitivo, pois é preciso analisar especificamente as competências requeridas para o setor bancário como qualquer outra área que se pretenda desenvolver profissionalmente. Além disso, levanta-se o questionamento sobre o ensino em competências na formação universitária. Assim, o objetivo deste projeto busca apresentar as competências esperadas e percebidas para os profissionais bancários formados em administração, contabilidade e economia da FEAC-UFAL. A abordagem da pesquisa é caracterizada pela abordagem quali-quantitativa. Quanto ao objetivo, a presente pesquisa é classificada como descritiva por meio de levantamento bibliográfico e pesquisa documental. Nos procedimentos técnicos foi utilizado um levantamento de dados e opiniões através de um questionário semiestruturado aplicado aos estudantes. Assim, o resultado deste trabalho mostrou que os estudantes têm pouco acesso a competências bancárias em domínio em línguas estrangeiras, inovação e conhecimentos de informática. As competências menos desenvolvidas na faculdade identificadas foram as de pensamento analítico, criatividade, possuir visão sistêmica, ter visão estratégica e liderança, enquanto que a percepção dos respondentes se agrupavam em reforçar a importância do desenvolvimento por competências e o quanto há um certo nível de carência no estímulo das competências bancárias esperadas.
Abstract: The current changes in the market that comes from globalization and technology transformation directly affects the competition between banks, increasing the organizations’ expectations regarding the adequate skills professionals must have in order to meet the current demands placed in these organizations. Furthermore, this affects trained professionals who suffer from lack of knowledge about the organizational reality due to the constant need to improve the skills that are necessary for this market. Therefore, it is important to see that the professionals who work in the banking sector, such as economists, administrators and accountants, remain in this competitive environment,because it is necessary to specifically analyze the skills required for the banking sector like any other area that one intends to develop professionally. In addition, open the question about teaching competences in academic education is also raised. Thereby, the objective of this project seeks to present the skills expected in banking professionals from the perception of the students of administration, accounting and economics at the Faculty of Economics, Administration and Accounting of Alagoas (UFAL). The research approach is characterized by the qualitative-quantitative approach. As for the objective, the present research is classified as descriptive through a bibliographic survey and documental research. In the technical procedures, a survey of data and opinions was used through a semi structured questionnaire applied to students. The results of this research showed that students have little access to banking skills in foreign languages, innovation and computer skills. The competencies identified as the least developed in college were those of analytical thinking, creativity, development of systemic vision, strategic vision and leadership, while the respondents' perceptions were grouped in reinforcing the importance of competency-focused formation and how there is still a certain lack of stimulation regarding the less developed skills that were identified.
Palavras-chave: Organizações bancárias
Competência
Economistas
Administradores
Contadores
Ensino superior
Banking sector
Competencies
Skills
Administration
Administrator
Economic Sciences
Economist
Accounting Sciences
Accountant
Education
Graduation
Habilidades sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Administração - Bacharelado
Citação: OLIVEIRA , Kaline Fernandes de. As competências esperadas e percebidas dos profissionais de administração, contabilidade e economia no segmento bancário: um estudo com discentes de administração, contabilidade e economia da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10986
Data do documento: 7-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ADMINISTRAÇÃO - FEAC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.