00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Imagem de mulher: uma leitura dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ na arte afro-brasileira/alagoana de mestre Zumba
Autor(es): Silva, Ana Laura Terto da
Primeiro Orientador: Rechenberg, Fernanda
metadata.dc.contributor.referee1: Amorim, Siloé Soares de
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Jeamerson dos
Resumo: Este trabalho faz uma leitura acerca dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ feitos pelo pintor alagoano José Zumba, observando como suas obras dentro da perspectiva da arte afro-brasileira constroem uma outra forma de se observar a imagem da mulher negra na sociedade e nas artes visuais. Para isso é estabelecida uma relação comparativa com os retratos pictóricos de mulheres negras feitos por artistas como Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, percebendo como esses primeiros retratos moldaram uma leitura da imagem de uma mulher negra exotizada. Traço uma linha de história social do retrato, empregando o que envolve a técnica na interpretação das obras; bem como uma construção da arte afro-brasileira, de modo a alocar as obras de Mestre Zumba nesse campo. Assim, pois, os acontecimentos que envolvem os quadros, como a afro-religiosidade em Alagoas, tendo em perspectiva o acontecimento do ‘Quebra de Xangô', os signos e costumes da sociedade alagoana que constroem as obras são apercebidos e significados nos retratos de modo a compor a leitura.
Abstract: This study analyzes the portraits “'Tia Marcelina” and “Filha de Santo” painted by the Alagoano artist José Zumba. The aim is to examine how his pieces, from the perspective of Afro-Brazilian art, forge a novel way of representing black women in society and the visual arts. For this, the analysis compares Zumba’s work with that of artists such as Jean-Baptiste Debret and Johann Moritz Rugendas, emphasizing the latter’s influence in the exotic depiction of black women.In this sense,I explore the social history behind the pieces and the development of Afro-Brazilian art in order to interpret as well as assess Mestre Zumba’s work in this context.Thus, I underline historical events and social processes that are involved with the paintings, such as Afro-religiosity in Alagoas - with focus on“Quebra de Xangô”.I also cast light on how the symbols and the customs of Alagoas are represented and depicted in Mestre Zumba’s art.
Palavras-chave: Mulheres negras
Retratos pictóricos
Mestre Zumba (pintor alagoano)
Black women
representation in painting
Alagoas
CNPq: CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Sociais - Bacharelado
Citação: Silva, Ana Laura Terto da. Imagem de mulher: uma leitura dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ na arte afro-brasileira/alagoana de mestre Zumba. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10972
Data do documento: 4-mar-2022
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