00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rechenberg, Fernanda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2380525227078672pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Siloé Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5268986830520048pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Jeamerson dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5754068301624492pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Laura Terto da-
dc.date.accessioned2023-04-13T20:06:12Z-
dc.date.available2023-04-13-
dc.date.available2023-04-13T20:06:12Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSilva, Ana Laura Terto da. Imagem de mulher: uma leitura dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ na arte afro-brasileira/alagoana de mestre Zumba. 2023. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10972-
dc.description.abstractThis study analyzes the portraits “'Tia Marcelina” and “Filha de Santo” painted by the Alagoano artist José Zumba. The aim is to examine how his pieces, from the perspective of Afro-Brazilian art, forge a novel way of representing black women in society and the visual arts. For this, the analysis compares Zumba’s work with that of artists such as Jean-Baptiste Debret and Johann Moritz Rugendas, emphasizing the latter’s influence in the exotic depiction of black women.In this sense,I explore the social history behind the pieces and the development of Afro-Brazilian art in order to interpret as well as assess Mestre Zumba’s work in this context.Thus, I underline historical events and social processes that are involved with the paintings, such as Afro-religiosity in Alagoas - with focus on“Quebra de Xangô”.I also cast light on how the symbols and the customs of Alagoas are represented and depicted in Mestre Zumba’s art.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMulheres negraspt_BR
dc.subjectRetratos pictóricospt_BR
dc.subjectMestre Zumba (pintor alagoano)pt_BR
dc.subjectBlack womenpt_BR
dc.subjectrepresentation in paintingpt_BR
dc.subjectAlagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleImagem de mulher: uma leitura dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ na arte afro-brasileira/alagoana de mestre Zumbapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho faz uma leitura acerca dos retratos de ‘Tia Marcelina’ e ‘Filha de Santo’ feitos pelo pintor alagoano José Zumba, observando como suas obras dentro da perspectiva da arte afro-brasileira constroem uma outra forma de se observar a imagem da mulher negra na sociedade e nas artes visuais. Para isso é estabelecida uma relação comparativa com os retratos pictóricos de mulheres negras feitos por artistas como Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, percebendo como esses primeiros retratos moldaram uma leitura da imagem de uma mulher negra exotizada. Traço uma linha de história social do retrato, empregando o que envolve a técnica na interpretação das obras; bem como uma construção da arte afro-brasileira, de modo a alocar as obras de Mestre Zumba nesse campo. Assim, pois, os acontecimentos que envolvem os quadros, como a afro-religiosidade em Alagoas, tendo em perspectiva o acontecimento do ‘Quebra de Xangô', os signos e costumes da sociedade alagoana que constroem as obras são apercebidos e significados nos retratos de modo a compor a leitura.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.