Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10860
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Jorge Eduardo de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1567807389292654 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3491-4292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Candeias, Evelyne Wagna Lucena Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1131068214883426 | pt_BR |
dc.creator | Paulo, Gleiciano Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-04T20:43:30Z | - |
dc.date.available | 2023-04-04 | - |
dc.date.available | 2023-04-04T20:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | PAULO, Gleiciano Alves de. Violência sofrida por professores nas escolas públicas. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Pólo Palmeira dos Índios, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10860 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Violência contra o Professor | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Violência sofrida por professores nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo geral refletir sobre a violência escolar contra docentes e objetivos específicos: a) refletir sobre o conceito de violência; b) refletir sobre o conceito de violência escolar; e c) pesquisar a violência sofrida por professores na escola pública. O nosso interesse pelo tema está circunscrito convicção de que é possível uma educação de qualidade, com infraestrutura, segurança e capacidade. E por entender haver a necessidade de se acrescentar conhecimento acerca da violência sofrida por professores nas escolas públicas como ferramenta para a melhoria apontada. A metodologia utilizada na realização dessa pesquisa foi qualitativa, a qual se configura como uma abordagem de pesquisa que estuda aspectos subjetivos de fenômenos sociais e do comportamento humano, realizada tendo como fontes: artigos científicos nas plataformas Scielo Brasil, BTDCapes, Google Scholar, livros acadêmicos e, por fim, revistas e jornais. Após definirmos violência como fenômeno social que se relaciona com aspectos sociais, econômicos, psicológicos, entendemos que a violência escolar (tendo os docentes como vítimas) é a manifestação daquele fenômeno no espaço estrito da escola. Entendemos que o enfrentamento da violência contra docentes deve ser baseado em ações de uma frente ampla, com a psicologia, a formação de professores e outras ações específicas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Violência sofrida por professores nas escolas públicas.pdf | 351.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.