00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Analysis of critical literacy practices in primary school Spanish language assessments
Autor(es): Santos, Walter Domingos dos
Primeiro Orientador: Meniconi, Flávia Colen
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Jozefh Fernando Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Neyra, Patricia
Resumo: Esta pesquisa, que tem como tema “Análise de práticas de Letramento Crítico nas avaliações aplicadas aos alunos de língua espanhola do Ensino Fundamental”, é fruto da análise das práticas letradas de dois professores de uma escola pública da cidade de Maceió, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e interpretativa. A investigação teve como objetivo avaliar práticas de letramento crítico nas avaliações aplicadas por professores aos alunos de Língua Espanhola do Ensino Fundamental, modalidade EJA. Como aporte teórico, utilizou-se as teorias sobre letramento crítico e na análise de materiais didáticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), bem como os pressupostos teóricos dos PCN e PNLD. Por fim, como resultados, a pesquisa permitiu observar que as atividades avaliativas possuem grande ênfase na gramática estruturalista e o predomínio do uso da prova escrita tradicional.
Abstract: Resumen- Esta investigación, cuyo tema es "Análisis de las prácticas de Literacidad Crítica en las evaluaciones aplicadas a alumnos de enseñanza básica de habla hispana", es el resultado del análisis de las prácticas de literacidad de dos docentes de una escuela pública de la ciudad de Maceió, teniendo como base metodológica investigación cualitativa e interpretativa. La investigación tuvo como objetivo evaluar las prácticas de literacidad crítica en las evaluaciones aplicadas por docentes a estudiantes de Lengua Española en Educación Básica, modalidad EJA. Como aporte teórico se utilizaron las teorías sobre la literacidad crítica y el análisis de materiales didácticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), así como los presupuestos teóricos del PCN y PNLD. Finalmente, como resultado, la investigación permitió observar que las actividades evaluativas tienen un gran énfasis en la gramática estructuralista y el predominio del uso de la prueba escrita tradicional.
Palavras-chave: Letramento crítico
Avaliações de ensino
Língua espanhola
Critical literacy
Teaching evaluations
Spanish language
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Espanhol)
Citação: SANTOS, Walter Domingos dos. Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental. 2023. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822
Data do documento: 27-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental..pdf886.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.