Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of critical literacy practices in primary school Spanish language assessments |
Autor(es): | Santos, Walter Domingos dos |
Primeiro Orientador: | Meniconi, Flávia Colen |
metadata.dc.contributor.referee1: | Queiroz, Jozefh Fernando Soares |
metadata.dc.contributor.referee2: | Neyra, Patricia |
Resumo: | Esta pesquisa, que tem como tema “Análise de práticas de Letramento Crítico nas avaliações aplicadas aos alunos de língua espanhola do Ensino Fundamental”, é fruto da análise das práticas letradas de dois professores de uma escola pública da cidade de Maceió, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e interpretativa. A investigação teve como objetivo avaliar práticas de letramento crítico nas avaliações aplicadas por professores aos alunos de Língua Espanhola do Ensino Fundamental, modalidade EJA. Como aporte teórico, utilizou-se as teorias sobre letramento crítico e na análise de materiais didáticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), bem como os pressupostos teóricos dos PCN e PNLD. Por fim, como resultados, a pesquisa permitiu observar que as atividades avaliativas possuem grande ênfase na gramática estruturalista e o predomínio do uso da prova escrita tradicional. |
Abstract: | Resumen- Esta investigación, cuyo tema es "Análisis de las prácticas de Literacidad Crítica en las evaluaciones aplicadas a alumnos de enseñanza básica de habla hispana", es el resultado del análisis de las prácticas de literacidad de dos docentes de una escuela pública de la ciudad de Maceió, teniendo como base metodológica investigación cualitativa e interpretativa. La investigación tuvo como objetivo evaluar las prácticas de literacidad crítica en las evaluaciones aplicadas por docentes a estudiantes de Lengua Española en Educación Básica, modalidad EJA. Como aporte teórico se utilizaron las teorías sobre la literacidad crítica y el análisis de materiales didácticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), así como los presupuestos teóricos del PCN y PNLD. Finalmente, como resultado, la investigación permitió observar que las actividades evaluativas tienen un gran énfasis en la gramática estructuralista y el predominio del uso de la prueba escrita tradicional. |
Palavras-chave: | Letramento crítico Avaliações de ensino Língua espanhola Critical literacy Teaching evaluations Spanish language |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Espanhol) |
Citação: | SANTOS, Walter Domingos dos. Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental. 2023. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822 |
Data do documento: | 27-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental..pdf | 886.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.