00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Meniconi, Flávia Colen-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8299342638695738pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Jozefh Fernando Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2938807403159537pt_BR
dc.contributor.referee2Neyra, Patricia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7816763251468945pt_BR
dc.creatorSantos, Walter Domingos dos-
dc.date.accessioned2023-03-31T18:02:18Z-
dc.date.available2023-03-31-
dc.date.available2023-03-31T18:02:18Z-
dc.date.issued2022-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Walter Domingos dos. Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental. 2023. 29f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras – Espanhol) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10822-
dc.description.abstractResumen- Esta investigación, cuyo tema es "Análisis de las prácticas de Literacidad Crítica en las evaluaciones aplicadas a alumnos de enseñanza básica de habla hispana", es el resultado del análisis de las prácticas de literacidad de dos docentes de una escuela pública de la ciudad de Maceió, teniendo como base metodológica investigación cualitativa e interpretativa. La investigación tuvo como objetivo evaluar las prácticas de literacidad crítica en las evaluaciones aplicadas por docentes a estudiantes de Lengua Española en Educación Básica, modalidad EJA. Como aporte teórico se utilizaron las teorías sobre la literacidad crítica y el análisis de materiales didácticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), así como los presupuestos teóricos del PCN y PNLD. Finalmente, como resultado, la investigación permitió observar que las actividades evaluativas tienen un gran énfasis en la gramática estructuralista y el predominio del uso de la prueba escrita tradicional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Espanhol)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.subjectAvaliações de ensinopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectCritical literacypt_BR
dc.subjectTeaching evaluationspt_BR
dc.subjectSpanish languagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleAnálise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of critical literacy practices in primary school Spanish language assessmentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, que tem como tema “Análise de práticas de Letramento Crítico nas avaliações aplicadas aos alunos de língua espanhola do Ensino Fundamental”, é fruto da análise das práticas letradas de dois professores de uma escola pública da cidade de Maceió, tendo como base metodológica a pesquisa qualitativa e interpretativa. A investigação teve como objetivo avaliar práticas de letramento crítico nas avaliações aplicadas por professores aos alunos de Língua Espanhola do Ensino Fundamental, modalidade EJA. Como aporte teórico, utilizou-se as teorias sobre letramento crítico e na análise de materiais didáticos (DUBOC, 2007; TILIO, 2012; MENICONI, 2011), bem como os pressupostos teóricos dos PCN e PNLD. Por fim, como resultados, a pesquisa permitiu observar que as atividades avaliativas possuem grande ênfase na gramática estruturalista e o predomínio do uso da prova escrita tradicional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - LETRAS (ESPANHOL) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de práticas de letramento crítico nas avaliações de língua espanhola do ensino fundamental..pdf886.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.