00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10802
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições da modelagem matemática em concursos de beleza: uma experiência didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Contributions of mathematical modeling in beauty competitions: a didactic experience with 9th grade students in elementary education
Autor(es): Bezerra, Flávio Julio Simões de Morais
Primeiro Orientador: Santos, Viviane de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Juliana
Resumo: Diante da necessidade de métodos de ensino e aprendizagem na esfera da Educação Matemática que sejam mais atraentes e visem estimular o discente a buscar os saberes matemáticos e aplicá-los no seu contexto social, o presente trabalho, que tem como objetivo geral realizar uma prática pedagógica baseada na Modelagem Matemática na concepção dos autores Biembengut e Hein, utiliza os concursos de beleza no âmbito escolar como tema gerador, relacionando assim os conteúdos ensinados em sala de aula com fatores socioculturais dos estudantes. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas: pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, e coleta de dados e informações. O locus da pesquisa, caracterizada como qualitativa, constitui em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Cônego Tôrres, o qual está localizado no município pernambucano de Serra Talhada. Com todo o procedimento ocorrendo de maneira virtual, os educandos ficaram responsáveis pela produção e execução do Miss Estudantil do seu colégio e, em diversas circunstâncias, puderam verificar e utilizar conhecimentos matemáticos para solucionar as situações problemas no desenrolar das atividades propostas e necessárias para a operacionalidade e consumação do certame. Por fim, foi realizada uma amostra de conhecimento online com troca de experiência e validação dos modelos matemáticos utilizados durante todo o processo.
Abstract: Given the need for teaching and learning methods in the sphere of Mathematics Education, which are more attractive and aim to encourage students to seek mathematical knowledge and apply them in their social context, the present work, which has as general objective to carry out a practice pedagogical based on Mathematical Modeling in the conception of the authors Biembengut and Hein, uses beauty contests in the school environment as a generator theme, thus relating the contents taught in the classroom with the students' sociocultural factors. As methodological tools were used: bibliographic research in primary and secondary sources; and collecting data and information. The locus of the research, characterized as qualitative, consists of 9th grade classes of Elementary School II at Colégio Municipal Cônego Tôrres, which is located in the municipality of Serra Talhada, Pernambuco. With the entire procedure taking place virtually, the students were responsible for the production and execution of the Miss Student of their school and in various circumstances were able to verify and use mathematical knowledge to solve the problem situations in the course of the proposed and necessary activities for the operation and consummation of the contest. Finally, an online knowledge sample was carried out with exchange of experience and validation of the mathematical models used throughout the process.
Palavras-chave: Modelagem matemática
Matemática
Ensino
Aprendizagem
Concursos de beleza
Mathematical modeling
Math
Teaching
Learning
Beauty contest
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
Citação: BEZERRA, Flávio Julio Simões de Morais. Contribuições da modelagem matemática em concursos de beleza: uma experiência didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10802
Data do documento: 4-jun-2021
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.