00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, Ediel Azevedo-
dc.contributor.referee2Martins, Juliana-
dc.creatorBezerra, Flávio Julio Simões de Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569842094597905pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-29T19:41:17Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-29T19:41:17Z-
dc.date.issued2021-06-04-
dc.identifier.citationBEZERRA, Flávio Julio Simões de Morais. Contribuições da modelagem matemática em concursos de beleza: uma experiência didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 73 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10802-
dc.description.abstractGiven the need for teaching and learning methods in the sphere of Mathematics Education, which are more attractive and aim to encourage students to seek mathematical knowledge and apply them in their social context, the present work, which has as general objective to carry out a practice pedagogical based on Mathematical Modeling in the conception of the authors Biembengut and Hein, uses beauty contests in the school environment as a generator theme, thus relating the contents taught in the classroom with the students' sociocultural factors. As methodological tools were used: bibliographic research in primary and secondary sources; and collecting data and information. The locus of the research, characterized as qualitative, consists of 9th grade classes of Elementary School II at Colégio Municipal Cônego Tôrres, which is located in the municipality of Serra Talhada, Pernambuco. With the entire procedure taking place virtually, the students were responsible for the production and execution of the Miss Student of their school and in various circumstances were able to verify and use mathematical knowledge to solve the problem situations in the course of the proposed and necessary activities for the operation and consummation of the contest. Finally, an online knowledge sample was carried out with exchange of experience and validation of the mathematical models used throughout the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectConcursos de belezapt_BR
dc.subjectMathematical modelingpt_BR
dc.subjectMathpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectBeauty contestpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleContribuições da modelagem matemática em concursos de beleza: uma experiência didática com estudantes do 9º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeContributions of mathematical modeling in beauty competitions: a didactic experience with 9th grade students in elementary educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoDiante da necessidade de métodos de ensino e aprendizagem na esfera da Educação Matemática que sejam mais atraentes e visem estimular o discente a buscar os saberes matemáticos e aplicá-los no seu contexto social, o presente trabalho, que tem como objetivo geral realizar uma prática pedagógica baseada na Modelagem Matemática na concepção dos autores Biembengut e Hein, utiliza os concursos de beleza no âmbito escolar como tema gerador, relacionando assim os conteúdos ensinados em sala de aula com fatores socioculturais dos estudantes. Como ferramentas metodológicas foram utilizadas: pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias, e coleta de dados e informações. O locus da pesquisa, caracterizada como qualitativa, constitui em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II no Colégio Municipal Cônego Tôrres, o qual está localizado no município pernambucano de Serra Talhada. Com todo o procedimento ocorrendo de maneira virtual, os educandos ficaram responsáveis pela produção e execução do Miss Estudantil do seu colégio e, em diversas circunstâncias, puderam verificar e utilizar conhecimentos matemáticos para solucionar as situações problemas no desenrolar das atividades propostas e necessárias para a operacionalidade e consumação do certame. Por fim, foi realizada uma amostra de conhecimento online com troca de experiência e validação dos modelos matemáticos utilizados durante todo o processo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.