00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10794
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Coordenador pedagógico: das urgências cotidianas ao resgate de sua função profissional
Título(s) alternativo(s): Pedagogical coordinator: from everyday emergency to the rescue of its professional function
Autor(es): Leandro, Herdeylane Paula Santos
Primeiro Orientador: Oliveira, Irailde Correia de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Elza Maria da
Resumo: Este artigo explicita algumas questões que emergem do campo da gestão educacional, mais especificamente, discute a função coordenadora no âmbito da escola, tendo como foco o trabalho do coordenador pedagógico que se caracteriza como um dos campos da Pedagogia. Objetiva, portanto, compreender a real função e atuação desse profissional no exercício de seu trabalho junto aos docentes, aos estudantes, às famílias e à comunidade escolar, e como através de sua atuação vai (des)construindo sua identidade profissional. Teoricamente, tem por base estudos de autores como Guimarães e Oliveira (2013), Pires (2005), Oliveira (2010), Saviani (2010), Macedo (2016), Franco (2016),entre outros. A perspectiva metodológica que orienta este estudo tem por base uma abordagem qualitativa descritiva, de caráter exploratório, envolvendo diálogos / entrevistas com profissionais e observação de práticas de coordenadores pedagógicos em 02 escolas de ensino fundamental da rede municipal de Maceió. Neste estudo, foi possível observar certo distanciamento da teoria em relação ao fazer pedagógico do coordenador. Constata-se que os coordenadores pedagógicos se sentem despreparados diante das demandas do seu cotidiano profissional, portanto carecendo de melhor formação inicial e continuada para atuarem como formadores de professores nas escolas em que atuam. Evidencia a necessidade de superar as práticas burocráticas no exercício desta função para que possa, com redirecionamento de seu processo formativo, contribuir como formador dos profissionais da escola, a partir da superação de suas dificuldades de formação, realizando estudos específicos que contribuam para superação da ineficiência de resultados e para a não multiplicação de modelos educativos obsoletos.
Abstract: This article explains some issues that emerge from the field of educational management, more specifically, it discusses the coordinating function within the school, focusing on the work of the pedagogical coordinator who is characterized as one of the fields of Pedagogy. Therefore, it aims to understand the real role and performance of this professional in the exercise of his work with teachers, students, families and the school community, and how through his performance he (de) builds his professional identity. Theoretically, it is based on studies by authors such as Guimarães and Oliveira (2013), Pires (2005), Oliveira (2010), Saviani (2010), Macedo (2016), Franco (2016), among others. The methodological perspective that guides this study is based on a descriptive qualitative approach, of an exploratory nature, involving dialogues / interviews with professionals and observation of pedagogical coordinators'practices in 02 elementary schools in the municipal network of Maceió. In this study, it was possible to observe a certain distance from theory in relation to the coordinator's pedagogical practice. It appears that the pedagogical coordinators feel unprepared in face of the demands of their professional routine, therefore they need better initial and continued training to act as teacher educators in the schools in which they work. It highlights the need to overcome bureaucratic practices in the exercise of this function so that, with the redirection of their training process, they can contribute as a trainer to school professionals, from overcoming their training difficulties, carrying out specific studies that contribute to overcoming inefficiency. results and not to multiply obsolete educational models.
Palavras-chave: Coordenador Pedagógico
Formação do pedagogo
Formação docente
Processo de mediação
Pedagogical Coordinator
Education of the pedagogue
Teacher training
Mediation process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: LEANDRO, Herdeylane Paula Santos. Coordenador pedagógico: das urgências cotidianas ao resgate de sua função profissional. 2023. 23 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10794
Data do documento: 23-dez-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Coordenador pedagógicos - das urgências cotidianas ao resgate de sua função profissional.pdf509.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.