00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Willams dos Santos Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3987-0762pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3718577942103647pt_BR
dc.creatorSilva, Iris Candida Teles da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2508783589381555pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-27T20:50:04Z-
dc.date.available2023-03-27-
dc.date.available2023-03-27T20:50:04Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationSILVA, Iris Candida Teles da. A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino- Aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente Escolarpt_BR
dc.subjectRelação afetivapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleA afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda sobre a afetividade no ambiente escolar e sua influencia na relação professor-aluno na Educação Infantil, tendo como objetivo compreender de que forma a afetividade interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao abordamos esse tema, estamos refletindo sobre de que forma o afeto contribui no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, buscando observar a relação dos vínculos afetivos socialmente construídos entre quem ensina e quem aprende. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico, utilizando fontes como: artigos, monografias, resumos e textos referenciados por autores como Piaget (2004), Vygotsky (2008), Henri Wallon (2007), entre outros, que trazem reflexões sobre as questões afetivas que constroem as relações dentro do ambiente escolar e defendem que o afeto é importante no exercício de ensinar. Neste trabalho refletiremos sobre o processo ensino aprendizagem, com um olhar voltado para a construção de uma relação afetiva, onde a afetividade e o cognitivo caminham juntos. Dessa forma, foi possível compreender que a afetividade no contexto escolar se baseia na confiança e que também proporciona um ambiente agradável e harmonioso, influenciando de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na Educação Infantil.pdf576.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.