Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Edlene Cavalcanti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095146757736583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3491-4292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3987-0762 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3718577942103647 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Iris Candida Teles da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2508783589381555 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-27T20:50:04Z | - |
dc.date.available | 2023-03-27 | - |
dc.date.available | 2023-03-27T20:50:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iris Candida Teles da. A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino- Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ambiente Escolar | pt_BR |
dc.subject | Relação afetiva | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho aborda sobre a afetividade no ambiente escolar e sua influencia na relação professor-aluno na Educação Infantil, tendo como objetivo compreender de que forma a afetividade interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao abordamos esse tema, estamos refletindo sobre de que forma o afeto contribui no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, buscando observar a relação dos vínculos afetivos socialmente construídos entre quem ensina e quem aprende. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico, utilizando fontes como: artigos, monografias, resumos e textos referenciados por autores como Piaget (2004), Vygotsky (2008), Henri Wallon (2007), entre outros, que trazem reflexões sobre as questões afetivas que constroem as relações dentro do ambiente escolar e defendem que o afeto é importante no exercício de ensinar. Neste trabalho refletiremos sobre o processo ensino aprendizagem, com um olhar voltado para a construção de uma relação afetiva, onde a afetividade e o cognitivo caminham juntos. Dessa forma, foi possível compreender que a afetividade no contexto escolar se baseia na confiança e que também proporciona um ambiente agradável e harmonioso, influenciando de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na Educação Infantil.pdf | 576.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.