00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8947-5015pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.creatorSilva, Larissa Nayane dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5011733226879501pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-26T21:17:46Z-
dc.date.available2023-03-26-
dc.date.available2023-03-26T21:17:46Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationSILVA, Larissa Nayane dos Santos. Educação inclusiva no ensino fundamental anos iniciais no município de união dos palmares: desafios e avanços. 2023. 13 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10778-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva - Desafios e Avançospt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleEducação inclusiva no ensino fundamental anos iniciais no município de união dos palmares: desafios e avançospt_BR
dc.title.alternativeInclusive education in elementary school early years challenges and advancespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste artigo estuda a realidade na oferta da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como Objetivo Geral: Conhecer os desafios e avanços ocorridos na oferta da educação inclusiva no ensino fundamental, anos iniciais. Visto que toda a pessoa tem direito a uma escolarização de qualidade, e apenas desta forma ocorrerá inclusão de fato. Este trabalho possui como objetivos específicos: (1) Destacar quais as concepções da Educação Inclusiva a partir da Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, vigente no país; (2) Relatar os desafios percebidos pelos professores nas séries iniciais, quanto à prática de ensino e o desenvolvimento dos alunos com deficiência em sala de aula,(3)Verificar os avanços da educação inclusiva alcançados no ensino fundamental nos anos iniciais. Para atender aos objetivos propostos utilizou-se como metodologia de trabalho a pesquisa qualitativa e estudo de caso e revisão de literatura aprofundado especialmente nos seguintes teóricos BRASIL, Lei no 13.146 de 06 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), BRASIL, Lei no 7.853 de 24 de Outubro de 1989, BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008, SANTOS (2002), GIL (2002), BOY (2019), MANTOAN (1997), SASSAKI (2002), SCHWARTZMAN (1999), ALMEIDA (2000),SANTOS (2018), SILVA (2016), SZYMANSKI (2003), que tratam da temática principal do presente estudo. A investigação de campo ocorreu em uma escola da rede de ensino do município de União dos Palmares, com a intencionalidade de saber como se dá a oferta e a metodologia de trabalho na educação inclusiva no contexto da sala de aula. Foram realizadas entrevistas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e com duas professoras do ensino fundamental. Este estudo faz uma análise sobre a realidade da educação inclusiva nas séries iniciais, apontando os diversos desafios que a pessoa com deficiência se depara ao ingressar na escola, e ao mesmo tempo, destaca as dificuldades e o posicionamento dos professores durante as aulas, considerando que a inclusão social é um trabalho contínuo que exige participação de todos. Pois, a educação inclusiva é dever do Estado e responsabilidade de todos.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.