Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Santos, Edlene Cavalcanti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0095146757736583 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Cicero Neilton dos Santos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9342736088064950 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guerra, Maria José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3318505161162217 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Marcia Ferreira do Amaral | - |
dc.creator | Oliveira, Selma dos Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-22T21:57:19Z | - |
dc.date.available | 2023-03-22 | - |
dc.date.available | 2023-03-22T21:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marcia Ferreira Do Amaral. OLIVEIRA, Selma Dos Santos De Oliveira. Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo apresenta uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa e tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho lúdico como facilitador da aprendizagem matemática, compreendendo que este componente curricular possui grande relevância na vida dos indivíduos nos primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, buscamos responder a seguinte questão: Como o trabalho lúdico ajuda no processo de aprendizagem matemática vivenciado com a pandemia da Covid 19? Essa questão nos levou a pesquisar sobre as vivências dos professores que lecionam na Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Semente no município de Campo Grande - AL. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos as obras dos autores Vygotsky e Wallon entre outros autores e documentos. Como resultados, ficaram evidenciados três principais enfrentamentos: descobrir novas metodologias para ensinar Matemática com novas propostas para serem trabalhadas no ensino à distância; a falta do acesso dos alunos às aulas on-line e a ausência da interação entre o professor e a criança na brincadeira, parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento dela. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia - enfrentantamentos do uso do lúdico no sistema remoto.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.