00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Edlene Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0095146757736583pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Cicero Neilton dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9342736088064950pt_BR
dc.contributor.referee2Guerra, Maria José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3318505161162217pt_BR
dc.creatorSantos, Marcia Ferreira do Amaral-
dc.creatorOliveira, Selma dos Santos de-
dc.date.accessioned2023-03-22T21:57:19Z-
dc.date.available2023-03-22-
dc.date.available2023-03-22T21:57:19Z-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcia Ferreira Do Amaral. OLIVEIRA, Selma Dos Santos De Oliveira. Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPandemia da Covid-19pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
dc.titleAprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remotopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresenta uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa e tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho lúdico como facilitador da aprendizagem matemática, compreendendo que este componente curricular possui grande relevância na vida dos indivíduos nos primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, buscamos responder a seguinte questão: Como o trabalho lúdico ajuda no processo de aprendizagem matemática vivenciado com a pandemia da Covid 19? Essa questão nos levou a pesquisar sobre as vivências dos professores que lecionam na Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Semente no município de Campo Grande - AL. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos as obras dos autores Vygotsky e Wallon entre outros autores e documentos. Como resultados, ficaram evidenciados três principais enfrentamentos: descobrir novas metodologias para ensinar Matemática com novas propostas para serem trabalhadas no ensino à distância; a falta do acesso dos alunos às aulas on-line e a ausência da interação entre o professor e a criança na brincadeira, parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento dela.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.