00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10750
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2509-7737pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Massetto, Débora Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331023967028359pt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Maria Eduarda de Brito-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9621-6516pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0040724703642654pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Givanildo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5490-6690pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3702199251733170pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Paula Correia da-
dc.creatorSantos, Roberta da Silva-
dc.date.accessioned2023-03-21T21:40:17Z-
dc.date.available2023-03-21-
dc.date.available2023-03-21T21:40:17Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Correia da, SANTOS, Roberta da Silva. As ações de leitura nas atividades de estágio supervisionado no 5o ano do ensino fundamental. 2023.21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10750-
dc.description.abstractThis work exposes the importance of reading for the formation of citizens capable of understanding and interpreting texts. Through the application of an intervention project during the Supervised Internship in the 5th grade of Elementary School in a public school in the city Maceió, we point out ways constructions competent readers, as well as highlighting the relevance of the internship for the formation of teacher. In order to involve the student in the reading process, we use poems “Trem de ferro” by Manuel Bandeira and “There are hungry people” by Solano Trindade who approach everyday scenes and the social dilemmas still present in the capital of Alagoas, approaching this thus, the literary. The results show us that when we work with texts close to the student’s context, the chance of success in the proposed activities will be greater and more interactive. The present research is theoretically grounded on Pimenta and Lima (2012), Soares (2000), Freire (2005) among other authors who based the situations pointed out in this present study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectCompreensão Textualpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleAs ações de leitura nas atividades de estágio supervisionado no 5o ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeReading actions in supervised internship activities in the 5th year of fundamental educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho expõe a importância da leitura para a formação de cidadãos capazes de compreender e interpretar textos. Por meio da aplicação de um projeto de intervenção durante o Estágio Supervisionado no 5o ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Maceió, apontamos caminhos para a construção de leitores competentes, assim como destacamos a relevância do estágio para a formação do professor. Com o objetivo de envolver o aluno no processo de leitura, utilizamos os poemas “Trem de ferro”, de Manuel Bandeira e “Tem gente com fome”, de Solano Trindade que abordam cenas do cotidiano e os dilemas sociais ainda presentes na capital alagoana, aproximando, dessa forma, os textos literários dos acontecimentos e ações da realidade dos discentes. Os resultados mostram que, ao trabalharmos com textos próximos ao contexto do aluno, a chance de obtermos êxito nas atividades propostas serão maiores, além de mais interativas. A presente pesquisa está sustentada nos pressupostos teóricos de Pimenta e Lima (2012), Soares (2000), Freire (2005) entre outros autores que embasaram as situações apontadas no presente estudo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As ações de leitura nas atividades de estágio supervisionado no 5º ano do ensino fundamental.pdf239.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.