00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança
Título(s) alternativo(s): Family/ school relationchip - reflections for the integral development of the child
Autor(es): Pereira, Maria Alice Monteiro
Primeiro Orientador: Candeias, Cezar Nonato Bezerra
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Resumo: Este artigo tem como objetivo tecer discussões sobre a importância da participação da família no processo de formação integral e escolar da criança. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: de que forma a família e a escola podem contribuir na formação integral e escolar da criança? Para responder a esse questionamento, utilizou-se como referencial teórico, os seguintes autores: Aries (1978); Reis (2007); Szymanzki (2011); Santos (2016); Loureiro (2017); Costa, Silva e Souza (2019), entre outros que discutem os processos de formação integral e escolar da criança, colaborando na construção das análises referentes à temática apresentada. A metodologia está baseada na pesquisa qualitativa, com abordagem no estudo de caso, fundamentada em Minayo (2002) e Yin (2001), que referenciam os aspectos metodológicos no desenvolvimento da pesquisa. Os resultados mostram que diante do questionamento e estudos sobre a relação família e escola, e seus benefícios no desenvolvimento, percebe-se a necessidade de compreendermos às duas instituições como constituidor do sujeito. Diante do cenário atual, sobre a relação família-escola, tem-se o desafio de produzir novas pesquisas para contribuir com a problemática ampla que sofre tantas modificações.
Palavras-chave: Educação Infantil
Desenvolvimento - Criança
Relação Família/Escola
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: PEREIRA, Maria Alice Monteiro. Relação familia/escola: reflexões para o desenvolvimento integral da criança. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo São José da Laje., Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10743
Data do documento: 22-jul-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relação família-escola - reflexões para o desenvolvimento integral da criança.pdf216.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.