Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10645| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | O fracasso escolar: uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal |
| Autor(es): | Messias, Márcia Roberta Silva de Lins, Tereza Paula Carneiro |
| Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato |
| metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
| metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
| Resumo: | O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão acerca do tema Fracasso Escolar, tendo como necessidade compreender a sua articulação com dimensões do sucesso e insucesso escolar, observando a importância das trocas de saberes, sendo imprescindível essa troca para o desenvolvimento humano. Consideramos que esse processo educacional não só ocorre no ambiente escolar, mas vai além dos muros das escolas. Destacam-se os impactos da reprovação e da distorção idade/série no abandono escolar precoce, fatores impactantes no insucesso. Nesse estudo fizemos uso da pesquisa bibliográfica para levantamento de dados e informações sobre o tema e o diálogo com alguns autores como Vianna(2006); Silva e Matos(2007); Pozzobon, Mahendra e Marin(2017); Fontoura e Oliveira-Menegotto(2015); Leonardo, Leal e Rossato(2015); Choi e Calero(2015); Nogueira(2009); e Ferreira(2014); e cotejamos os aspectos levantados pela literatura com os dados quantitativos oriundos das bases de dados do IBGE e do INEP as quais nos mostram as diferenças alarmantes no perfil do fracasso quando observamos os dados do Brasil, do Nordeste e de Alagoas. Diante dos fatores apresentados conclui-se que é necessário que não só família e escola devem caminhar unidas, mas que o governo também faça investimentos na educação que começa na base que é a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio. |
| Palavras-chave: | Fracasso Escolar Distorção idade/série |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
| Sigla da Instituição: | UFAL |
| metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
| Citação: | MESSIAS, Márcia Roberta Silva de. LINS, Tereza Paula Carneiro. O fracasso escolar: uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10645 |
| Data do documento: | 5-ago-2021 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| O fracasso escolar - uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal.pdf | 219.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.