Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10644
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Turmas multisseriadas: desafios e a realidade da educação do/no campo |
Autor(es): | Silva, Maria Mônica Rodrigues da |
Primeiro Orientador: | Barros, Abdízia Maria Alves |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, lriaIde Correia de Souza |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo geral compreender os desafios dos(as) docentes que atuam em classes multisseriadas em escolas públicas do/no Campo. Como objetivos específicos temos: apresentar um breve recorte, dos aspectos políticos e históricos da educação no campo. Identificar as características, desafios e especificidades das classes multisseriadas que ocorrem na educação do/no campo. Apresentar os resultados obtidos no estudo, na perspectiva de conhecer a realidade da educação escolar do/no campo. A metodologia aplicada nesse estudo traz uma abordagem qualitativa, para tanto, optamos em realizar uma entrevista e aplicar um questionário complementar para obtermos os dados necessários para análise da prática docente da professora entrevistada e da aluna egressa de uma escola do campo, de uma sala de aula multisseriada, além de dados coletados de autores como: Molina (2011), Freitas (2009), Reis (2011) e outros. Os mesmos trouxeram resultados demonstrando a realidade de uma maneira próxima para esse artigo, que boa parte dos desafios não estão relacionados a falta de investimento estrutural escolar ou nos baixos salários dos professores mas também, na falta de uma adequada formação profissional dos professores, para que possam atuar no contexto da sala de aula multisseriada utilizando estratégias teórico-metodológicas de forma adequada a realidade, a necessidade e demanda dos estudantes em um ambiente de sala de aula que possui uma variação das séries de ensino, envolvendo alunos e alunas do Ensino Fundamental anos iniciais, do 1º ao 5º ano em um mesmo espaço de sala de aula, onde observa-se que não existe um trabalho cooperativo e coletivo dos órgãos da gestão pública no acompanhamento, planejamento e na garantia de recursos e suportes pedagógicos, deixando os professores a própria sorte. Chegamos aos resultados da pesquisa, validando a necessidade de se ter docentes com adequada formação para atuar no contexto da sala de aula multisseriada, desenvolvendo uma prática docente que atenda às necessidades e especificidades da educação do/no campo enquanto política pública de Estado reconhecida como Direito. |
Palavras-chave: | Salas Multisseriadas Prática Docente Educação no/do Campo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Maria Mônica Rodrigues da. Turmas multisseriadas: desafios e a realidade da educação do/no campo. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10644 |
Data do documento: | 26-set-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Turmas multisseriadas - desafios e a realidade da educação no campo..pdf | 265.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.