00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IF - INSTITUTO DE FÍSICA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10618
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física
Autor(es): Moura, Mikael Alisson
Primeiro Orientador: Nascimento, Elton Malta
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cícero Neilton dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Lira, Sérgio Henrique Albuquerque
Resumo: Está claro que o estudo em física possui diversas dificuldades na Educação Básica brasileira, uma delas se passa pelo afastamento que os alunos têm com a matéria. Visto isso, foi buscado identificar a evolução de ferramentas de Tecnologia Digital de Informação e Comunicação (TDIC) e a aplicação de simuladores voltados para o ensino de física, no intuito de identificar se os mesmos são ferramentais desejáveis na educação. Foi notado que grande parcela do estudo e desenvolvimento voltado para TDIC se inicia por volta dos anos de 1970, quando discursos começam a tomar forma sobre a necessidade e qualidade da aplicação de TDIC no ensino, sua aplicação foi ficando mais clara com as tecnologias digitais tendo uma base cada vez mais solida na sociedade, e hoje os softwares de simulação já possui grande abordagem de temas e diversas pesquisas objetivas buscando identificar a melhor forma de se aplicar a ferramenta. A aplicação de simuladores e TDIC’s deixa de ser mera especulação e se torna algo real, com pesquisas se aprofundando cada dia mais em conhecer a forma mais efetiva de suas aplicações.
Abstract: It is clear that the study in physics has several difficulties in Brazilian basic education, one of which is the distance that students have with the subject. Given this, it was sought to identify the evolution of Digital Information and Communication Technology (TDIC) tools and the application of simulators aimed at teaching physics, in order to identify whether they are desirable tools in education. It was noted that a large part of the study and development focused on TDIC starts around the 1970s, when discourses start to take shape about the need and quality of the application of TDIC in teaching, its application became clearer with digital technologies having an increasingly solid foundation in society, and today the simulation software already has a great approach to themes and several objective researches seeking to identify the best way to apply the tool. The application of simulators and TDIC's is no longer mere speculation and becomes something real, with research getting deeper every day to know the most effective way of its applications.
Palavras-chave: Estudo e ensino
Simulação (Aprendizagem) Tecnologias digitais de informação e comunicação.
Tecnologias digitais de informação e comunicação
Educação básica
Physics teaching
simulator
TDIC
digital technologies
basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Física
Citação: CORREIA, Mikael Alisson Moura. Evolução da abordagem do uso de simuladores computacionais na educação básica brasileira para o ensino de física, 2023. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em Física) – Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10618
Data do documento: 11-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - FÍSICA - IF



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.